Prefeitura de Vinhedo

Meio ambiente e urbanismo

+ notícias

Creche da Rede Municipal cria horta educacional

Um canteiro bem cuidado recheado de verduras e legumes, como alface, beterraba e almeirão, chama a atenção no Centro de Educação Infantil ´Pedrinho´, no bairro Vida Nova, na região da Capela.
A primeira colheita, realizada na última semana, foi oferecida ao prefeito Milton Serafim e ao vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, como agradecimento ao incentivo oferecido pela atual Administração Municipal para o crescimento saudável, conforme rege a resolução 18 do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação. A determinação estabelece que as ações de educação nutricional devem priorizar a implantação de hortas escolares.
As cerca de 260 crianças da creche participaram ativamente do processo de construção do canteiro desde a preparação do solo até o plantio e a elaboração da horta suspensa, com materiais recicláveis. O próximo passo é ampliar o número de canteiros, adapta-los à altura das crianças e passar a utilizar as verduras e legumes na elaboração da merenda dos alunos. “Dessa forma iremos fechar a cadeia educacional, ensinando a plantar, a colher e a saborear os alimentos saudáveis”, explica a coordenadora da unidade, Lucineide Ramos da Silva.
O prefeito Milton Serafim agradeceu a cesta com os alimentos e a participação ativa dos educadores e dos alunos da unidade no projeto. “São ações como esta que valorizam o ser humano na cidade que queremos. Iniciativas pedagógicas serão sempre incentivadas pela atual administração municipal”, comentou.
O vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, pretende estender o projeto de hortas educacionais, como a do Centro de Educação Infantil ´Pedrinho´, para as demais escolas da Rede Municipal. “Quero ressaltar que os conceitos ambientais envolvidos na elaboração da horta educacional são fundamentais para constituir o caráter dos alunos”, finalizou.