Prefeitura de Vinhedo

Meio ambiente e urbanismo

+ notícias

Inscrições para castração de cães e gatos terminam hoje

Terminam hoje, dia 15, as inscrições para a 6ª edição da Campanha Anual de Controle Populacional de Cães e Gatos, que consiste na realização de cirurgias de castração em animais. A campanha, realizada pela Prefeitura de Vinhedo por meio do Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, é voltada à população de baixa renda e que possui animais de estimação.

Para participar da campanha, os interessados devem inscrever seus animais no Setor de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, localizado na Rua Monteiro de Barros, 530, Centro. Cópias do RG, comprovante de endereço e a carteirinha de vacinação do animal devem ser apresentadas no ato da inscrição, realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Terminado o período de inscrição, os participantes começarão a receber a visita dos membros voluntários da Sopravi – Sociedade Protetora dos Animais, para que sejam selecionados os animais aptos a participar da Campanha. Serão consideradas a idade do animal, potencial reprodutivo e renda dos proprietários, já que a Campanha é voltada à população de baixa renda.

A castração será realizada a preço reduzido durante os meses de outubro e novembro, com valores que variam de R$ 40,00 a R$ 90,00. Os valores pré-estabelecidos para o procedimento cirúrgico levará em consideração a espécie e o porte do animal. Também caberá à Sociedade Protetora dos Animais o agendamento da cirurgia, junto a uma das clínicas veterinárias participantes da Campanha.

De acordo com o chefe do Setor de Controle de Zoonoses, Valdemir Luiz da Silva, a campanha faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde com objetivo incentivar a posse responsável de animais, evitando o problema do abandono.

A campanha é realizada desde 2003, por meio da lei municipal nº 2.709, de, de autoria do prefeito Milton Serafim.

Informações podem ser obtidas no Setor de Zoonoses no telefone 3826-7487.