Prefeitura de Vinhedo

  • Informações sobre COVID-19:

    clique aqui e saiba mais
  • Meio ambiente e urbanismo

    + notícias

    CAPS de Vinhedo completa 10 anos

    Atendo as questões de saúde pública, Prefeito Milton Serafim foi o responsável pela implantação do Centro de Atenção Psicossocial em seu primeiro mandato, em 1999

    Os usuários do CAPS – Centro de Apoio Psicossocial de Vinhedo – tiveram uma semana especial. Eles comemoraram nesta quinta-feira, dia 12, os 10 anos de implantação do serviço no município.
    A confraternização começou cedo, com uma partida de futebol disputada com os membros de CAPS de Jundiaí. Os usuários almoçaram juntos e depois comemoraram a data com o corte de um bolo.
    Antecipando as comemorações de aniversário, o prefeito Milton Serafim entregou no mês outubro a nova sede do CAPS, um local adequado para o tratamento de saúde mental localizado na região central da cidade. “Demos de presente aos usuários e seus familiares, um local adequado que proporciona o desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e pedagógicas e tratamento dos pacientes. A entrega deste local foi a realização de um sonho para mim”, declarou o prefeito Milton Serafim, que em 1999, durante o seu primeiro mandato, foi o responsável pela implantação deste serviço de saúde mental no município para oferecer tratamento às pessoas que apresentam transtornos psiquiátricos.
    O CAPS trabalha para redução no número de internações e a reabilitação psicossocial, além de resgatar a identidade dos pacientes, para que eles possam desempenhar o seu papel enquanto cidadãos.
    Os 295 pacientes do CAPS são atendidos por uma equipe multidisciplinar formada por enfermeira, auxiliar de enfermagem, terapeuta ocupacional, psicóloga, psiquiatra e assistente social. No local são desenvolvidos projetos como culinária, caminhada, quadra, fábulas, horta, saúde e beleza.