Prefeitura de Vinhedo

  • Informações sobre COVID-19:

    clique aqui e saiba mais
  • Meio ambiente e urbanismo

    + notícias

    Prefeito oficializa pedido para incluir Vinhedo no Pronasci

    Projeto inédito de prevenção ao crime prevê a instalação de câmeras de segurança nas escolas, identificação de placas de veículos e instalação de equipamentos que combatem a criminalidade

    Para que Vinhedo continue combatendo a criminalidade, sendo uma das cidades mais seguras da RMC, o prefeito Milton Serafim e o secretário municipal de Transporte e Segurança da Prefeitura, Toninho Falsarella, solicitaram nesta terça-feira, dia 10, à Secretaria Nacional de Justiça do Governo Federal a inclusão do município no Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.
    Eles foram recebidos em Brasília pelo delegado Maurício Correali, assessor do secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Junior, que ficou surpreendido com a proposta de Vinhedo investir no trabalho preventivo de segurança realizado pela Guarda Civil Municipal, corporação da Prefeitura, em parceria com as polícias Militar e Civil.
    O Pronasci do Ministério da Justiça inova ao articular as políticas públicas de segurança com programas sociais. O programa é considerado um modelo mundial de política pública de segurança contra a criminalidade porque prioriza ações preventivas e o apoio das comunidades para o combate à violência.
    Com a inclusão de Vinhedo no Pronasci a Prefeitura poderá conseguir recursos financeiros do governo federal para implantação de um projeto inédito de prevenção ao crime. O Projeto de Monitoramento e Segurança Digital da Prefeitura permitirá a visualização e a gravação das imagens obtidas através das câmeras posicionadas principalmente nas creches e escolas municipais e em pontos estratégicos de grande concentração de pessoas.
    De acordo com o secretário de Transporte e Segurança o sistema de segurança digital nas escolas pode proporcionar o monitoramento, por meio das câmeras, 24 horas. “Estão previstas a instalação de cinco câmeras fixas digitais em cada escola para vigilância interna e um equipamento móvel para a área externa. A proposta é implantarmos também sensores de presenças dentro da instituição. As imagens serão enviadas à Central de Operações Integradas, um local com monitoramento em tempo real para permitir a prevenção e operação de segurança. Além de protegermos o patrimônio público contra vandalismos, arrombamentos e furtos, poderemos proporcionar mais segurança aos estudantes e funcionários nas 31 unidades de ensino municipal, focando principalmente na prevenção ao tráfico e consumo de drogas nos prédios escolares e proximidades”, explicou Falsarella.
    O trabalho de monitoramento nas escolas seria feito pela Guarda Municipal, em trabalho conjunto com as polícias Civil e Militar.
    Como um projeto auxiliar, a Prefeitura prevê a implantação de um sistema de identificação de placas de veículos. O sistema deverá estar integrado ao sistema de segurança metropolitana baseado na leitura automática de placas através de câmeras espalhadas nas entradas e saídas da cidade. “A proposta é que todos os canais de acesso ao município sejam monitorados, para identificarmos rapidamente os veículos furtados e roubados em Vinhedo ou que entraram no município após o crime ter ocorrido nas cidades da região”, informou o secretário de Transporte e Segurança.
    Ao todo a Prefeitura prevê a instalação de município 163 novas câmeras de monitoramento em todo o município.
    Desde o início do seu terceiro mandato, em janeiro deste ano, o prefeito Milton Serafim determinou ações na área da segurança como uma das prioridades para o município. “Hoje, mesmo com os problemas de criminalidade que enfrentamos no dia-a-dia, principalmente relacionados a furtos e roubos, Vinhedo é considerada uma das cidades mais seguras de todo o estado. No ano de 2000 Vinhedo foi a cidade pioneira na instalação de câmeras de monitoramento e novamente queremos investir pesado neste trabalho preventivo para aumentarmos as nossas ferramentas de combate ao crime”, justificou o prefeito Milton Serafim.
    A Guarda Civil Municipal de Vinhedo foi a primeira do Brasil a ter câmeras de monitoramento instaladas nas motos utilizadas para patrulhamento preventivo. As câmeras, que também estão sendo utilizadas nas viaturas da corporação.