Prefeitura de Vinhedo

  • Informações sobre COVID-19:

    clique aqui e saiba mais
  • Meio ambiente e urbanismo

    + notícias

    Vinhedo participa do documentário comemorativo da CATI

    Vinhedo foi uma das oito cidades escolhidas para participar do vídeo comemorativo dos 42 anos da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento. O documentário será lançado durante a semana de comemoração do aniversário da instituição, que irá acontecer entre os dias 23 e 28 de novembro.

    A cidade foi escolhida por causa dos incentivos concedidos aos produtores rurais, principalmente àqueles ligados à produção de uva e vinho. O prefeito Milton Serafim recebeu a equipe de gravação acompanhado do presidente da AVIVI (Associação dos Vitivinicultores de Vinhedo), Adilson Amatto.

    O diretor da Cati Regional de Campinas, engenheiro agrônomo José Augusto Maiorano, veio pessoalmente ao gabinete do prefeito Milton Serafim acompanhar a entrevista e parabenizou o prefeito pelas iniciativas em favor da manutenção da tradição do cultivo da fruta em Vinhedo, além do esforço em criar a estrutura oficial de Agricultura dentro da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio – o Projeto de Lei Complementar 8/09, que cria a estrutura já está em trâmite na Câmara Municipal.

    “Conheço de perto o trabalho dos produtores rurais vinhedenses e sei do amor, perseverança e seriedade de todos para com a realização das atividades. Mas, há algum tempo, observo a necessidade de termos dentro das nossas secretarias um acompanhamento mais próximo desse setor, por isso a criação da estrutura de agricultura, que é uma maneira de oficializarmos nosso compromisso assumido de apoio aos produtores e, conforme nossas possibilidades, estabelecermos medidas de incentivo à atividade agrícola na cidade. Será um órgão específico para viabilizar o canal produtivo entre o município e os órgãos estaduais e federais competentes”, comentou o prefeito. O objetivo é fomentar todos os níveis agrícolas na cidade, entre eles o cultivo de uva, vinho, horticultura, fruticultura e granjas. Outra iniciativa da atual Administração Municipal é a isenção fiscal. O prefeito Milton Serafim determinou estudo interno para isentar os produtores de uvas do IPTU.

    Festa do Vinho

    O prefeito Milton Serafim também antecipou à equipe da CATI que irá realizar no próximo ano a 1ª Festa do Vinho de Vinhedo. A festividade será realizada em conjunto com a 49ª Festa da Uva e será mais um incentivo para transformar Vinhedo também uma referência em vinhos.

    O prefeito Milton Serafim acredita que com o aperfeiçoamento nas pesquisas, a idéia é tornar o vinho um produto turístico de Vinhedo e, em um futuro próximo, a cidade como a ‘capital do vinho’. “Além de ser a terra da uva, queremos ser referência na produção de vinhos de qualidade também, pois estudos do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) já demonstram que temos plenas condições de fabricar bebidas tão boas quanto exemplares de países como Austrália e França”.

    Mais incentivos

    Na semana passada o prefeito Milton Serafim assinou convênio com a AVIVI destinado ao incentivo à produção de uvas viníferas em Vinhedo. Para isso foi oficializado o repasse de R$ 50 mil para a instituição. O valor será aplicado diretamente na viticultura, dentro de critérios rigorosos e em um prazo de dois anos, inclusive em estudos que aprimorem o manejo nas plantações de uva e na variedade ou variedades que melhor expressem o vinho de Vinhedo.