Prefeitura de Vinhedo

  • Informações sobre COVID-19:

    clique aqui e saiba mais
  • Meio ambiente e urbanismo

    + notícias

    Prefeitura e Câmara resgatam Consciência Negra em Vinhedo

    A Prefeitura de Vinhedo e a Câmara Municipal realizam na próxima semana uma série de atividades para marcar a passagem do Dia da Consciência Negra na cidade, a ser celebrado no dia 20 de novembro. Pela importância da data o prefeito Milton Serafim e o presidente da Câmara Municipal, vereador Geraldo Fróis, o Cidinho, decidiram realizar ações em conjunto. Na sexta-feira, dia 20, a partir das 19h30, será realizada uma sessão solene no CIC Von Zuben e durante a semana a Rede Municipal de Ensino irá trabalhar o tema nas salas de aula.
    Durante a sessão solene serão homenageadas nove pessoas com a entrega do Diploma de Mérito ‘Zumbi dos Palmares’, destinado àqueles que se destacaram na defesa, integração social dos membros da comunidade negra de Vinhedo, bem como na difusão da cultura afro-brasileira.
    Serão homenageados Carlos Henrique Gomes da Silva (projeto de lei 4/2009 de autoria do vereador Rubens Nunes); Sebastião Cardoso (projeto de lei 5, de autoria do vereador Marcio Melle), Regiane Santa Rosa Marsal (projeto de lei 6 de autoria da vereadora Ana Genezini)., Pedro Rosa (projeto de lei 7 do vereador Luiz Carlos Paffaro), Maria Antonia de Souza Emilio (projeto de lei 8 de autoria do vereador Izael Viel), Luiz Solidário (projeto de lei 9 de autoria do vereador Donizete Lopes), Lazaro Donizete da Silva (projeto de lei 10 de Adriano Corazzari), José Osmar Aparecido Emilio (projeto de lei 11 de autoria da vereadora Martha Leão) e Osvaldo de Mello (projeto de lei 12 de autoria do vereador Junior Vendemiatti).
    O prefeito Milton Serafim destaca que é preciso homenagear as pessoas que contribuem para a formação cultural e para as tradições históricas do município. “Estas homenagens irão refletir a preocupação da atual Administração Municipal em dar a devida importância ao povo que contribuiu significativamente para a construção de nossa cidade e do nosso país”, justificou o prefeito Milton Serafim.
    A última entrega do título Zumbi dos Palmares foi idealizada em 2004, pelo então vereador Luiz Carlos da Rocha, que faleceu em 2008.
    Durante a semana comemorativa e de reflexão serão realizadas atividades pelas secretarias de Educação, Cultura e Turismo, como a apresentação da Corporação Musical Campineira dos Homens de Cor; apresentação de Hip Hopi e Capoeira dos alunos do projeto Oficinas Culturais; apresentação de dança afro-brasileira pelos alunos do ensino fundamental II da Rede Municipal de Ensino. O evento será finalizado com samba de roda de grupos da Capela e da cidade de São Paulo.
    Os 1054 estudantes do EJA – Educação de Jovens e Adultos –irão desenvolver atividades de reflexão e conscientização e os trabalhos serão finalizados com a realização da sessão solene.
    "Já que o município não incorporou aos seus feriados a data, a solenidade será uma ótima forma de relembrar a importância da comunidade negra à Vinhedo, homenageando grupo de pessoas que se dedicam a causa no município", afirma o presidente da .Câmara Municipal, vereador Geraldo Fróis, o Cidinho.

    Dia da Consciência Negra
    O dia 20 de novembro foi estabelecido como Dia Nacional da Consciência Negra pela ocasião da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A homenagem a Zumbi dos Palmares é considerada pelo prefeito Milton Serafim e pelo presidente da Câmara Municipal, Geraldo Fróis (Cidinho), mais do que justa porque este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo a cultura de sua comunidade e a liberdade de seu povo.

    Legislação
    Em seu primeiro mandato, o prefeito Milton Serafim sancionou duas leis municipais, que instituem a Semana da Consciência Negra (lei 2399/1999) e o Dia da Consciência Negra (lei 2394/1999).

    Sessão Solene em Comemoração à Consciência Negra
    Data: 20 de novembro
    Horário: a partir das 19h30
    Local: CIC Eduardo Von Zuben, localizado na Estrada da Capela nº 2.000, Jardim Vida Nova