Prefeitura de Vinhedo

  • Informações sobre COVID-19:

    clique aqui e saiba mais
  • Meio ambiente e urbanismo

    + notícias

    Prefeitura inicia campanha para teste gratuito de HIV

    No dia 28 poderá ser feito também teste para Hepatite C em quatro pontos da cidade

    A Prefeitura de Vinhedo iniciou nesta segunda-feira, dia 17, em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde, uma grande campanha de incentivo à testagem anti-HIV.

    O objetivo da campanha, segundo a secretária de Saúde, Regina Sterse, é diagnosticar precocemente infecções por doenças sexualmente transmissíveis. “Identificar a doença no início é muito importante para que as pessoas realizem tratamento correto e eficaz”, explicou a secretária de saúde.

    Serão realizados testes gratuitos na Unidade Básica de Saúde do bairro Casa Verde, onde funciona o Centro de Referência de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde. O teste é rápido e simples e poderá ser feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. Apenas com a coleta de uma gota de sangue retirada do dedo é possível obter o resultado em aproximadamente 15 minutos.

    No sábado, dia 28, das 8h às 16h, a Prefeitura disponibiliza quatro pontos da cidade para receber a população interessada em realizar a testagem. Neste dia também poderá ser oferecido o teste de Hepatite C. Será feito o exame convencional de sangue, com a entrega do resultado de HIV e Hepatite C em aproximadamente 15 dias.

    Além do incentivo à testagem, a campanha visa informar a população sobre as formas de prevenção das DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis, divulgar a rede de serviços disponíveis e encaminhar as pessoas diagnosticadas com HIV aos serviços especializados.

    No ano passado 1.800 pessoas realizaram a teste, sendo que quatro resultados deram positivos. As pessoas foram encaminhadas para o programa DST/Aids da Prefeitura, para iniciarem acompanhamento com profissionais da Rede Municipal de Saúde, como médico infectologista e psicólogo.

    Hoje, 73 pacientes participam do programa da Secretaria de Saúde.

    Para o prefeito Milton Serafim a prevenção ainda é o meio mais seguro para se controlar as doenças. “A Secretaria de Saúde investe no trabalho de orientação e conscientização, com a realização de campanhas anuais para esclarecer e tirar dúvidas da população vinhedense”, destacou o prefeito Milton Serafim.

    Campanha de Testagem de HIV

    Dias: de 16 de novembro a 1º de dezembro

    Horário: das 7h às 20h

    Local: Unidade Básica de Saúde Casa Verde – Rua Morubixaba s/nº

    Dia: 28 de novembro

    Horário: das 8h às 16h

    Locais:

    – Praça Sant´Anna – Centro

    – Policlínica da Capela – Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 90

    – UBS Casa Verde – Rua Morubixaba s/nº

    – Centro Médico do Jardim São Matheus – Av. Presidente Castelo Branco nº 1.375