Prefeitura de Vinhedo

  • Cultura e Turismo

    + Notícias

    III Canta Inverno de Vinhedo terá uma semana de duração

    Inscrições para corais terminam dia 15 de abril






    Sucesso em 2011, a 3ª edição do Canta Inverno de Vinhedo, evento exclusivo para apresentação de corais promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, teve seu período de realização estendido para sete dias este ano. Será realizado nos dias 30 de junho e 1, 5, 6,7,8, e 9 de julho, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. A entrada é gratuita ou será beneficente com a troca de um ingresso por uma lata ou pacote de leite destinados ao Fundo Social de Solidariedade da cidade, presidido pela 1ª dama Neusa Serafim. O ingresso sempre deverá ser retirado no dia da apresentação na bilheteria do teatro.

    “Eventos como esse trazem mais diversão e cultura para a nossa população, além de movimentar o comércio e o turismo”, afirma o prefeito Milton Serafim.

    O evento prevê a participação de corais infanto-juvenis, da terceira idade e adulto e tem vários objetivos: intercâmbio entre os coros participantes para estimular, desenvolver e aprimorar a prática do canto coral na cidade, com participação de corais de outros municípios e estados como convidados; conscientizar a comunidade sobre as importâncias sociais, educativas e culturais do canto coral; incentivar a criação de um mercado de trabalho para regentes, professores de canto e música; e difundir o trabalho dos corais.

    “Esse evento teve casa cheia em 2011 e queremos que a população prestigie novamente as apresentações desses grupos de corais”, afirma o Secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos.

    As inscrições para os corais já estão abertas e terminam dia 15 de abril. Tanto o regulamento, como a ficha de inscrição, estão disponíveis para download no site da Prefeitura de Vinhedo (www.vinhedo.sp.gov.br). Junto com a ficha de inscrição, os corais devem enviar também um breve histórico do coro e do regente (máximo de 10 linhas de cada); uma foto original e atual em alta resolução do grupo para divulgação; link de vídeo no Youtube (opcional); e partituras dos arranjos a serem apresentados no formato PDF ou Encore. As partituras não enviadas não poderão ser apresentadas pelos corais. Todo esse material deve ser encaminhado ao e-mail: dinamar.sectur@vinhedo.sp.gov.br

    A 1ª edição do Canta Inverno, em 2010, teve a duração de três dias e 32 corais. Em 2011, foram cinco dias de apresentações e 57 corais, o que motivou a dilatação do evento para este ano, quando são esperados 60 corais.

    Mais do que voz

    Todos os grupos que se apresentam no Canto Coral de Vinhedo mostram muito mais do que a voz. “São corais cênicos, que utilizam coreografia, mix de dança com teatro e dão movimento à apresentação”, explica Dinamar Depret, regente do Coral de Vinhedo Nota na Goela, e organizadora geral do evento. Outro diferencial, complementa Dinamar, é que todas as apresentações são acompanhas de música ao vivo.
    Cada coral receberá um Certificado de participação, uma placa e um CD com todas as partituras de todas as músicas apresentadas no evento.

    Coral vinhedense

    O Coral Nota na Goela, de Vinhedo, anfitrião do evento, se apresentará todas as noites do III Canta Inverno com um repertório novo. No ano passado, aliás, o Coral, sob a regência de Dinamar Depret, surpreendeu a plateia apresentando o Festa de Arromba, um musical com música dos anos 60 com coreografia e música ao vivo, com arranjos especiais do maestro Eduardo Carvalho, de Brasília, e foram apresentadas ao vivo pelo Professor de violão da Prefeitura, Hamilton Gomes da Silva, mais Luiz Paulo Zanivan, no teclado, Gilberto Felix de Cerqueira Júnior, na bateria, e Anderson Bicudo e Eduardo Madeira nos trompetes.

    Turismo
    Além de participarem do III Canta Inverno, os participantes dos corais de outras cidades receberão material turístico sobre Vinhedo, com restaurantes, parques etc..e como a maioria vem de ônibus, a Secretaria de Cultura e Turismo vai disponibilizar um guia para acompanhá-los em um “city-tour”.
    Regulamento e ficha de inscrição – III Canta Inverno de Vinhedo 2012 – Para baixar CLIQUE AQUI