Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Prefeito

    + Notícias

    Prefeitura estuda implantar projeto para facilitar acesso de mulheres a exames de mamografia

    Vale ressaltar que na cidade não há fila de espera para exame






    Facilitar o acesso das mulheres a exames de prevenção ao câncer de mama. Este tem sido o novo o projeto estudado pela atual administração para promover o acesso de mulheres vinhedenses, acima de 40 anos, para a realização de mamografia.
    Na semana passada, uma ação inédita foi desenvolvida no CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher – onde foi montado no estacionamento da unidade um ‘Mama Móvel Digital’, um caminhão equipado com toda a aparelhagem necessária para a realização do exame.
    O prefeito Milton Serafim e o secretário de Governo, José Luís Bernegossi, estiveram no CASM para conhecer o projeto apresentado pela secretária de Saúde da Prefeitura, Nadia Capovilla e pela médica Cristiane de Oliveira, coordenadora da área de ginecologia e obstetrícia da Rede Municipal de Saúde.
    Em dois dias 51 pacientes que já tinham pedido médico realizaram o exame no local, sendo que a maioria aprovou a iniciativa em função da facilidade de realizar a mamografia. “A proposta deste projeto é facilitar o acesso das mulheres, principalmente na faixa etária de 50 a 69 anos, considerada de maior risco pelo Ministério da Saúde. Ao invés das pacientes se deslocarem para realizar o exame a nossa da atual administração é proporcionar facilidade levando o exame aos bairros de Vinhedo. Em cada dia da semana o caminhão com o equipamento de mamografia estaria em um bairro para realizar as mamografias”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.
    Cerca de 240 exames de mamografia são realizados mensalmente através da Rede Municipal de Saúde, número suficiente para cobrir a demanda sem que haja fila de espera.
    Nos próximos dias 22 e 23 de junho, o “Mama Móvel” estará novamente no CASM para a realização de exames de mamografia, com a mesma atividade para ser avaliada pelo poder público sobre a viabilidade da implantação do projeto em Vinhedo.
    “Todos os projetos que possa a vir facilitar e melhorar o atendimento à população na área da saúde são estudados para ser viabilizados na Rede Municipal de saúde”, disse o prefeito Milton Serafim.

    Mamografia
    A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.

    Câncer de mama – prevenção
    A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama, segundo informações da Secretaria de Saúde. Todas as mulheres que se identificam ou não com qualquer fator de risco devem seguir a partir da adolescência algumas recomendações. São procedimentos e hábitos que ajudam a evitar o câncer de mama e outras eventuais complicações ginecológicas.
    Algumas precauções que podem ser tomadas: fazer visitas anuais ao ginecologista; realização do auto-exame mensalmente e submeter-se ao exame de mamografia após os 40 anos.