Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Cultura e Turismo

    + Notícias

    Parque Municipal Jayme Ferragut terá nove saídas de emergência durante a 52a Festa da Uva e a 4a Festa do Vinho

    Defesa Civil Municipal, da Prefeitura de Vinhedo, divulgou pontos de saída facilitada aos visitantes dos eventos, que iniciam em 2 de fevereiro






    Para maior tranquilidade e diversão dos moradores e turistas que prestigiarão a 52ª edição da Festa da Uva e a 4ª edição da Festa do Vinho, que iniciam no próximo dia 2 no Parque Municipal Jayme Ferragut, a Defesa Civil Municipal – vinculada à Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social – confirmou nesta quarta-feira, dia 23, que haverá nove saídas de emergência no recinto dos eventos.

    Os pontos foram confirmados pela Defesa Civil Municipal dentro da operação especial de segurança às festividades que é montada pela Guarda Civil Municipal de Vinhedo, em cooperação com a Polícia Militar (PM), e foram organizados a fim de priorizar o bem-estar dos visitantes e facilitar sua saída do parque, em caso de necessidade. “As saídas de emergência permitem que possamos fazer uma evacuação rápida em caso de necessidade identificada, fornecendo uma alternativa de circulação facilitada aos visitantes”, disse o secretário municipal de Transportes e Defesa Social, Toninho Falsarella.

    Das nove saídas de emergência, a Defesa Civil Municipal informou que haverá duas no portão principal de entrada e saída do Parque Municipal Jayme Ferragut, duas à lateral da Avenida Apparecida Tellau Serafim e as outras cinco ao lado da Estrada da Boiada, sendo que destas cinco três ficarão bastante próximas à plateia do palco principal dos shows. Todas as saídas serão identificadas com placas para conhecimento prévio dos visitantes.

    Ainda dentro do esquema especial de segurança montado aos eventos, a Defesa Civil Municipal informou que o monitoramento de movimentação de pessoas será feito todos os dias de festa e será intensificado antes, durante e após os shows programados, quando há maior concentração de pessoas, com o objetivo de aumentar o acompanhamento do fluxo de visitantes e, assim, controlar a reorganizar os espaços conforme as necessidades identificadas.

    Ações preventivas de segurança

    O prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, informou que o esquema especial de segurança aos eventos foi estruturado para que moradores e turistas aproveitem ao máximo todas as atrações que estão programadas aos eventos. “As festas da uva e do vinho são nossas mais tradicionais festividades e queremos que os visitantes possam prestigiá-las e desfrutar cada momento com tranquilidade e ao lado de seus amigos e familiares”, disse.

    As ações terão como enfoque o patrulhamento preventivo dentro do parque, pela Guarda Civil Municipal; e também nas áreas externas do recinto dos eventos, pela Polícia Militar (PM). Ao todo, cem integrantes da Guarda estarão envolvidos na operação especial de segurança no Parque Municipal.

    Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, Osmir A. Cruz, a corporação terá um posto de atendimento fixo na entrada às festas, em frente ao portão principal, e estará à disposição dos visitantes para atendimento e orientação dos que precisarem. Também fará o patrulhamento móvel do recinto de forma ininterrupta – a pé e com o uso de motocicletas – e estará equipada com dois equipamentos de emprego não letal: o jato de gengibre, que tem aplicação direcionada ao causador do incidente; e o spray de pimenta, destinado à imobilização ou a dispersão de um número maior de pessoas envolvidas em uma possível ação agressiva ou ao controle de possíveis tumultos.

    Além da presença da Guarda Civil Municipal e da PM nas festas da uva e do vinho, a comissão organizadora das festividades ainda informou que haverá aproximadamente cem seguranças privados que, entre outras funções, cuidarão do controle de acesso ao recinto do parque. Todos os visitantes, antes de entrarem no local, passarão obrigatoriamente por detector de metal.

    Patrulhamento da cidade

    Mesmo com a intensificação das ações de patrulhamento preventivo nas festas, não haverá interferência ou mudança nos trabalhos da Guarda Civil Municipal nas demais localidades. No período de realização dos eventos, a corporação continuará com suas atividades de patrulhamento preventivo e fará o atendimento normal das solicitações em todos os bairros de Vinhedo, podendo ser acionada sempre que preciso pelo telefone 153 ou, ainda, nas viaturas que circulam 24 horas pela cidade e nos postos de atendimento fixos à população, tais como o existente no próprio Portal, na Praça Sant’Anna e ao lado do terminal rodoviário da Capela.