Prefeitura de Vinhedo

  • Educação infantil:

    aberto credenciamento a instituições de ensino particular
  • Cultura e Turismo

    + notícias

    Vinhedo sedia reunião preparativa do Sebrae para o lançamento do catálogo turístico do Circuito das Frutas de 2014

    Aproximadamente 30 empresários do ramo de turismo das cidades de Vinhedo, Valinhos e Louveira participaram na manhã desta segunda-feira (11) do “I Encontro com os empresários dos atrativos turísticos do Circuito das Frutas”, realizado no anfiteatro do Centro Médico Dr. Manoel Matheus Netto, em Vinhedo.
    A reunião foi conduzida pela Consultora de Atrativos Turísticos do Sebrae, Luciane Quadro, e foi recheada de informações. Uma delas foi apresentar os objetivos do projeto, de aumentar o fluxo de turistas na região; outra, de agendar a visita às novas iniciativas turísticas que desejam fazer parte do próximo catálogo do Circuito das Frutas, que será lançado no ano que vem. Além de Vinhedo, Valinhos e Louveira, que participaram do encontro, o Circuito das Frutas é formado também pelas cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí e Morungaba. O projeto de turismo chama “Colhendo Frutos com o Turismo”.
    A preocupação em agendar a visita a esses novos empreendimentos turísticos é que eles só podem fazer parte do Catálogo do Circuito das Frutas após passar pelo crivo do Sebrae. Na primeira etapa, que foi agendada no encontro, os profissionais do Sebrae visitam o empreendimento e recomendam as adequações que devem ser feitas para atender o turista. Há uma segunda visita para verificação e somente os que atendem as adequações do Sebrae passam a fazer parte do catálogo. As iniciativas turísticas que já estão no catálogo também vão passar por uma visita de avaliação por parte do Sebrae, recebendo recomendações mais diferenciadas, sob medida aos negócios, já que essas iniciativas já passaram pelas exigências iniciais.
    Vinhedo já tem vários atrativos incluídos no catálogo do Circuito das Frutas: Sítio Morada do Sol, Cocheira Zé Élio, Adega Família Ferragut, Sítio Frediani, Alambique Andretta, Represa João Gasparini, Hopi Hari, Mosteiro de São Bento, Restaurante e Adega Família Azzolin, Centro Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini, Memorial do Imigrante, Teatro Municipal, mais pontos turísticos como Parque Municipal Jayme Ferragut, Igreja matriz de Sant’Ana, Cristo Redentor, Portal dos Imigrantes, Praça José Von Zuben, onde fica a Fonte da Amizade, e Praça Francisco Hitner (do avião) e Praça do Aquário, entre outras localidades, e hospedagem nas Pousadas do Sol, Fazenda Sant’Ana e Recanto do Sossego, e o Vinhedo Plaza Hotel mais restaurantes Aroma & Sabor, Babbo Giovanni Pizzaria, Bolo & Cia. Café, Cacau Show, Cantina Zinhani, La Budega, Maria Zabbé Restaurante, Restaurante e Adega Familia Azzolin e Sorveteria Ideal, além de loja de artesanato no Memorial, a feira de artesanato da Praça Sant’Ana e Adega Della Bruna. A Agência receptiva é a Nostro Canto Turismo.
    Todas as recomendações feitas pelo Sebrae visam um aumento do fluxo de turistas nas cidades que formam o Circuito das Frutas. Atualmente está em elaboração um padrão de levantamento do número de turistas para medir o aumento do fluxo periodicamente.
    Além dessa palestra, Luciane Quadro, convidou os participantes do evento para participar de um simpósio sobre Turismo Rural e também da programação das chamadas missões técnicas, uma de visita a cidade de Colonia, em Santa Catarina, em maio, e outra em Portugal, em outubro, que exploram o turismo rural. Foi sugerida ainda a participação em eventos de cunho comercial, caso da Adventure Fair, em maio, e do Salão de Turismo da ABAV – Associação Brasileiros de Agências de Viagens, em setembro, para inserir as cidades do Circuito das Frutas na agenda dos turistas.