Prefeitura de Vinhedo

  • Prefeito

    + notícias

    Na Capela, prefeito Jaime Cruz visita área onde serão construídos nova creche e CRAS

    Também será feito acesso interligando os bairros Vila Garcez e Jardim Von Zuben, nas proximidades da Praça Primeiro de Maio






    O prefeito Jaime Cruz visitou a área na Capela onde serão executados três importantes projetos para beneficiar a população da região mais populosa de Vinhedo.

    A área está localizada na Rua Treze de Maio, na Vila Garcez, próxima a sede do projeto Clube da Criança. No local, além da construção de uma nova unidade de ensino infantil, será construído o novo CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. Também será feita acesso da Rua Treze de Maio à Rua Primeiro de Maio, interligando o bairro Vila Garcez ao Jardim Von Zuben.

    “Estamos projetando neste local três importantes ações para beneficiar a população da Capela. Além de proporcionar melhorias na infraestrutura urbana, com novos acessos aos bairros, será construída mais uma unidade de ensino infantil para atender a demanda de crianças a procura de vagas que irão surgir no próximo ano e também um novo local para atender os serviços sociais oferecidos no CRAS”, explicou o prefeito Jaime Cruz, que definiu as melhorias ao lado do secretário de Serviços, Geraldo Rodrigues Frois (Cidinho). O secretário de Habitação, Marcio Campos (Balu) também esteve presente.

    Nova creche
    Para atender a demanda contínua de vagas em creche e ampliar o número de crianças atendidas com qualidade e de forma gratuita nas unidades de ensino infantil, a Prefeitura projeta a construção de mais uma escola. Ela será construída no local visitado, em uma área de 2.800 metros quadrados de terreno, através do programa Pró-infância, parceria da Prefeitura com o Governo Federal (por meio do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2). O investimento será de R$ 1,9 milhão.

    A proposta da Prefeitura é atender 112 crianças em período integral, destinada a faixa etária de 4 meses a menores de 6 anos.

    A escola será dividida em blocos de acordo com a função a que se destinam, sendo bloco administrativo (recepção, secretaria, sala de professores, almoxarifado); bloco de serviços (depósito de materiais, lavanderia, cozinha, lactário, entre outros); bloco pedagógico (com a divisão de salas, fraldário, área de alimentação e repouso dos alunos) e bloco multiuso (sanitários infantis, sala de apoio à informática, entre outros). A escola terá ainda pátio coberto para o desenvolvimento de atividades diversas e playground para recreação das crianças. “A proposta é assegurar conforto, saúde e segurança aos alunos em um local aconchegante”, explicou o prefeito Jaime Cruz.
    A obra terá início nas próximas semanas, com limpeza da área e deverá ser concluída em setembro de 2015.

    Novo CRAS
    Por meio de investimento de R$ 450 mil, do Governo Federal, a região da Capela também ganhará um novo CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.

    Serão 450 metros quadrados de área para abrigar salas de atendimento familiar, almoxarifado, recepção, copa e banheiros adaptados. O local já foi aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o projeto de lei já está sendo encaminhado à Câmara Municipal para formalizar convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal.

    “A construção de um novo CRAS possibilitará melhoras na oferta de serviços específicos à população”, explicou o prefeito Jaime Cruz. Depois de concluída a obra o atual prédio do CRAS será utilizado para outra finalidade.
    Destinados à população que vive em situação social de risco – decorrente da pobreza, ausência de renda ou em que haja vínculos familiares fragilizados – os CRAS são referência à promoção de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, que são atendidos de acordo com suas necessidades sociais.

    Acesso ao Jardim Von Zuben garantido
    Para melhorias na área de infraestrutura urbana, o prefeito Jaime Cruz também projeta a abertura de acesso entre a Rua Treze de Maio e a Rua Primeiro de Maio, onde está localizada a praça. Com a obra, motoristas e pedestres encontrarão um novo acesso e facilidades no percurso entre os bairros Vila Garcês e Jardim Von Zuben.