Prefeitura de Vinhedo

Governo

+ notícias

Prefeitura de Vinhedo interliga cadastro habitacional ao Cartão Cidadão

“O objetivo é tornar transparente e, principalmente, atender sempre aqueles que residem em Vinhedo há mais tempo”. Com esta frase, o prefeito Jaime Cruz anunciou nesta quinta-feira, ao lado dos secretários de Habitação, Jose Luis Bernegossi, e Governo, Adriano Corazzari, mudanças no sistema de cadastro habitacional da cidade. Antes, coordenado exclusivamente pela secretaria de Habitação, agora o cadastro habitacional está inserido dentro do Cadastro Técnico Municipal, que é a base de dados central da Prefeitura de Vinhedo, dentro do projeto SIM Vinhedo Cidade Digital, que reúne todos os dados dos munícipes, que compõem o Cartão Cidadão, incluindo dados residenciais, se a moradia é própria ou não, atendimentos na área social, saúde, entre outras informações importantes.

“É um passo decisivo, no qual alinhamos a tecnologia também como importante ferramenta para dar mais credibilidade a um assunto tão importante como é a área da Habitação. Nossa intenção é proporcionar àqueles que necessitam de moradia um sistema justo e transparente, tanto no acesso ao cadastro como, principalmente, nos sorteios dos programas de moradia”, complementou o prefeito Jaime Cruz.

No final de outubro, os dados do cadastro habitacional foram correlacionados aos dados do Cadastro Técnico Municipal. Algumas inconsistências foram analisadas e dados complementares foram inseridos, já que no momento da emissão do Cartão Cidadão todos os moradores de Vinhedo tiveram que comprovar residência e, ainda, apresentar outros documentos pessoais.

No total, hoje, existem 4.661 cadastros habitacionais, sendo 3.492 gerais, 351 de idosos, 161 de deficientes e 657 de solteiros. A partir do dia 16 de novembro, somente aqueles que ainda não tem o cadastro habitacional na cidade devem agendar o atendimento na Central SIM ou pelo agendamento on line, no banner SIM localizado no Portal da Prefeitura de Vinhedo (www.vinhedo.sp.gov.br), lado direito superior. Somente quem já tem o Cartão Cidadão, que é uma comprovação da moradia em Vinhedo, é que pode solicitar a inclusão no Cadastro Habitacional.

Os que já tem Cadastro Habitacional e Cartão Cidadão, não precisam agendar atendimento na Central SIM. Para facilitar, a Prefeitura de Vinhedo disponibiliza a partir da próxima semana, no Portal da Prefeitura, no menu Habitação, um sistema de busca por CPF para que as pessoas que já fazem parte deste Cadastro e tenham o Cartão Cidadão possam confirmar se estão corretos no sistema. Se o nome estiver presente na lista, não é necessário, no momento, atualizar os dados.

“Temos 840 pessoas que estavam no Cadastro Habitacional mas não possuem Cartão Cidadão. Provavelmente, são pessoas que não residem em Vinhedo e, portanto, não irão participar dos sorteios habitacionais da cidade. Estamos trabalhando, com a CDHU, no convênio já assinado pelo prefeito Jaime Cruz neste ano, para novas moradias a serem construídas a partir do ano que vem. No total, são 400 moradias, 240 na primeira fase”, afirmou o secretário de Habitação, José Luis Bernegossi.