Prefeitura de Vinhedo

  • Esportes e Lazer

    + notícias

    Parque Municipal recebe apresentação de Dança Circular neste domingo

    dança circular

    Quem gosta de danças e músicas folclóricas e regionais não pode perder neste domingo dia 5, mais uma apresentação da Dança Circular. O evento será realizado a partir das 10h, no Parque Municipal Jayme Ferragut (ao lado do ginásio de esportes).

    O evento é gratuito, aberto para toda a população e não é necessário experiência em dança para participar. É promovido uma vez por mês, sempre aos domingos, no Parque Municipal ou na Represa II, por voluntárias do movimento Danças Populares.

    As aulas são ministradas pelas professoras Eugênia Pereira, Regina de O. A. Antônio,  Valdete Siquinelli Pereira e Elfriede Walzberg.

    As Danças Circulares resgatam músicas regionais e folclóricas dos diversos povos do planeta e conectam as pessoas em roda. São danças milenares, populares, tradicionais e contemporâneas que foram transformadas em práticas corporais. As Danças Circulares ajudam a melhorar a concentração e o processo de aprendizagem.

     

    Origem

    O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien, em 1976, quando visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes.

    A Dança Circular Sagrada não é uma invenção dos tempos modernos. É apenas o resgate de uma prática ancestral muito antiga e profunda, vestida para os tempos atuais.