Prefeitura de Vinhedo

  • Transportes e Defesa Social

    + Notícias

    Em ação rápida, Guarda Civil Municipal detém responsáveis por roubo no Centro

    Trabalho contou com auxílio do Sistema de Monitoramento; corporação passa por treinamento constante

     






    A Guarda Civil Municipal, órgão pertencente à Secretaria de Transportes e Defesa Social da Prefeitura, demonstrou agilidade e capacitação no final da tarde desta quarta-feira, 8, quando, poucos minutos após o registro de uma ocorrência de roubo na região central da cidade, conseguiu fazer a detenção dos suspeitos em Valinhos.

    O crime ocorreu por volta das 16h30 na Rua Nove de Julho. Indivíduos entraram em um estabelecimento comercial e roubaram diversos produtos. Logo após o grupo deixar o local, a Guarda Municipal foi informada do ocorrido, inclusive a respeito do veículo que eles utilizavam.

    Uma equipe da GCM que estava próximo à divisa com Valinhos foi informada que o veículo se dirigia para lá, informação confirmada pelo Sistema de Monitoramento da Prefeitura. Os guardas municipais visualizaram o carro e deram ordem de parada, mas os indivíduos não obedeceram e iniciaram fuga.

    Os guardas municipais fizeram o acompanhamento e conseguiram proceder a abordagem já em Valinhos, na Rua Indaiatuba, no Bairro São Cristóvão. No veículo estavam quatro pessoas, entre elas três menores de idade, todos moradores de Vinhedo.

    Os menores ficaram à disposição da Justiça. Um deles nega participação no crime. O outro indivíduo foi autuado em flagrante por roubo e corrupção de menores. A detenção foi feita com apoio da GCM de Valinhos. A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Valinhos.

    Treinamento constante

    A Guarda Civil Municipal de Vinhedo é uma das corporações mais bem preparadas do Estado. Atualmente, conta com 125 profissionais em seu efetivo, que passam por treinamento constante. Em janeiro, foi nomeado o novo comandante da GCM, Claudemir Braz de Araújo. A Diretoria de Segurança agora está sob a responsabilidade de Anderson Borges Brito.

    Nesta quinta-feira, 9, e sexta-feira, 10, ocorre o treinamento dos Inspetores e Subinspetores que fazem parte do novo Corpo de Comando da Guarda Civil Municipal de Vinhedo.

    O objetivo é manter o efetivo preparado para as ações do dia a dia. O curso está abordando temas como o uso de armas não letais, gestão de conflitos, liderança, patrulhamento especializado, legislação e gestão de pessoas.

    A qualificação dos profissionais faz parte da rotina da Guarda Municipal e outras capacitações serão realizadas ao longo do ano. O curso dessa semana envolve cerca de 15 guardas compõem o corpo de Inspetores e Subinspetores da corporação.

     “A Segurança é uma das prioridades da nossa Administração. Temos uma equipe muito bem preparada e que se empenha ao máximo não apenas na proteção do patrimônio público, mas também na busca constante pela redução dos índices de criminalidade. Visito diversas cidades da região e a gente só ouve elogios à Guarda Municipal de Vinhedo”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    Gestão Integrada

    Como medida para reforçar a segurança da cidade e o planejamento das ações, o prefeito Jaime Cruz determinou no dia da sua posse, no dia 1° de janeiro, a criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Segurança Pública no município de Vinhedo, órgão que está sendo estruturado.

    O GGI terá caráter deliberativo, consultivo e executivo. Entre os objetivos estão estabelecer um sistema de integração entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Secretaria de Segurança Pública do Estado e a Administração Municipal; e identificar os principais fatos que influem na criminalidade e violência na cidade e propor soluções para essas demandas.

    O GGI será composto pelos secretários de Transporte e Defesa Social, de Governo, de Educação, de Assistência Social, de Negócios Jurídicos, pelo comando da Guarda Civil Municipal e ainda pela Ouvidoria da corporação. Ainda de acordo com o decreto, serão convidados para fazer parte do órgão o comandante da Polícia Militar no município, o delegado da Polícia Civil de Vinhedo e um representante do Conselho Comunitário de Segurança de Vinhedo (Conseg).

    O órgão prevê a participação, também na condição de convidados, de representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público.

     Treinamento GCM_02