Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Assistência Social

    + Notícias

    Vinhedo fica em 2º lugar no ranking nacional de Qualidade de Vida para a Terceira Idade

    Numa escala que vai de 0 a 100, o município obteve o índice 99,49






    Vinhedo foi um dos destaques do Jornal Nacional em reportagem apresentada neste sábado, 4, por conta das condições privilegiadas de vida da população idosa. Isso porque o município apareceu em segundo lugar no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), realizado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon/Fundação Getúlio Vargas para cidades entre 50 mil e 100 mil habitantes.

    A cidade ficou atrás apenas de São João da Boa Vista. Em terceiro lugar aparece Lins, também no Estado de São Paulo. Já entre os municípios Grandes, Santos ficou em primeiro lugar, seguida por Florianópolis e Porto Alegre. O objetivo do estudo foi analisar as atuais condições destes quase 500 municípios, isso no ponto de vista da capacidade de atender às necessidades básicas de vida, destacadamente dos adultos mais idosos, com 60 anos ou mais.

    A composição geral do IDL tem como base sete variáveis: indicadores gerais, cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e trabalho e cultura e engajamento. Cada uma delas é obtida conforme múltiplos indicadores individuais. Para obter todas as sete variáveis, foram contemplados 86 indicadores.

    No agregado, ou seja, na média dos índices 60-75 anos e 75+anos, Vinhedo obteve o índice 99,49, segunda posição entre os 348 municípios analisados entre 50 mil e 100 mil habitantes. Se o estudo levasse em consideração apenas as condições de vida dos vinhedenses com mais de 75 anos, o município teria ficado em primeiro lugar.

    Segundo o IDL, entre os motivos para a boa classificação de Vinhedo estão o rendimento dos idosos da cidade, que está entre os dez maiores entre as cidades Pequenas. Além disso, a cidade possui uma população de baixa renda relativamente pequena, sendo uma das cinco menores desse conjunto de cidades. Vinhedo é uma das cinco cidades de melhor conectividade, com elevada parcela de seus moradores com acesso à internet fixa, estando ainda entre as dez cidades com maior número de habitantes com acesso a serviços de TV por assinatura.

     

    Estrutura

    Para o prefeito Jaime Cruz, o resultado desse estudo é gratificante e confirma o trabalho que vem sendo realizado. “Temos uma rede de atendimento para a população idosa muito bem estruturada, tanto em relação à Saúde, quanto na questão do convívio social. Para nós é um orgulho saber que esse trabalho está sendo reconhecido pra uma entidade tão importante, como é a Fundação Getúlio Vargas”.

    Em Vinhedo, entre os serviços oferecidos para essa população pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, está o projeto ‘Quero Vida’, cujo objetivo é atender idosos com mais de 60 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social. O atendimento é referência na região.

    Inaugurado em 2012, o ‘Quero Vida’ foi ampliado pelo prefeito Jaime Cruz, que no ano passado aumentou sua capacidade para o atendimento a até 50 pessoas, que passam o dia inteiro no local. O investimento na ampliação foi de R$ 374.615,29.

    Com as obras, foram construídos mais dois quartos, banheiros masculino e feminino, área de serviço, área de estar, recepção, varanda e área para depósito de material de manutenção e limpeza. Novos móveis e mobílias também foram adquiridos. No local, os assistidos recebem refeições, cuidados com a higiene bucal e são estimulados com atividades adaptadas esportivas, de artesanato, horta e oficinas em geral.

    O serviço conta com uma equipe multidisciplinar formada por cuidadoras, técnicos em enfermagem, enfermeira, nutricionista, merendeira, auxiliar de merendeira, assistente social, psicóloga, profissional de educação física, além de pessoal de limpeza e voluntários.

    Outro trabalho direcionado aos idosos são os grupos Bem Viver da Terceira Idade, coordenados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, criados com o objetivo de valorizar a vitalidade dos idosos. As unidades funcionam no Jardim Três Irmãos, Jardim São Matheus (núcleo-sede) e na Capela, oferecendo convívio semanais, com a realização de bingos, atividades esportivas, culturais e musicais, rodas de conversa, além feiras de variedades e de festas temáticas.

    Por conta de ações como essas, Vinhedo é a cidade da Região de Campinas com a maior expectativa de vida, também destaque nacional com uma das maiores médias do Brasil, segundo dados do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, da ONU – Organização das Nações Unidas.