Prefeitura de Vinhedo

  • Prefeito

    + Notícias

    Caminhada celebra luta das mulheres pela igualdade e contra violência

    Nesta quarta-feira será promovido o II Fórum Municipal dos Direitos da Mulher; a entrada é gratuita






    caminhada dia da mulher (7)

    Foi realizada no sábado, dia 4, a 1ª Caminhada “Nenhuma a Menos” em comemoração ao mês da mulher.  O evento foi promovido em parceria pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal da Mulher e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – Vinhedo.

     O tema da caminhada resgatou a história da poetiza mexicana e defensora dos direitos humanos, Suzana Cháves de Castilho, que foi assassinada em 2011, aos 36 anos, em consequência de sua militância. Ela escreveu um poema que trazia a frase “Ni una muerta más” (Nenhuma morta  a mais), em protesto a feminicídios que  vinham ocorrendo na cidade Juarez, no México, cidade onde nasceu. Um grupo de escritoras, artistas e jornalistas militantes, transformou a expressão criada por ela em “Ni una menos” (Nenhuma a menos), que passou a ser usada como convocação à mobilização contra a violência de gênero. Nenhuma a menos é um grito coletivo contra a violência machista.

    O prefeito Jaime Cruz fez questão de participar da caminhada e percorrer as ruas do centro em direção à Represa I para se solidarizar à causa.

    Também estavam presentes a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Claudineia Vendemiatti Serafim; os secretários Alcides Vendemiatti Junior (Assistência Social) e Edison Ruiz (Governo); a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Iolanda Dias Nunes Ferreira; o chefe de Gabinete da Prefeitura, Eduardo Gurian e o presidente da Câmara Municipal, Nil Ramos; representantes da OAB, Conselho da Mulher e membros da sociedade.

    No final do evento, foi promovida uma aula de zumba pela Secretaria de Esportes e Lazer para celebrar a atividade.

    Fórum Municipal dos Direitos da Mulher

    Nesta quarta-feira, dia 8 de março, será promovido o II Fórum Municipal dos Direitos da Mulher. O evento ocorre no auditório da Secretaria de Assistência Social, às 18h30.

    O Fórum deste ano terá como tema principal “Mulheres empoderadas: um sonho possível!”. A palestra será ministrada pela advogada Miriam Canavarro, coordenadora do curso de pós-graduação em planejamento e gestão de projetos de prevenção e proteção da violência contra a mulher – Alfa Castelo/Barueri. Também é autora do livro “Certas Mulheres”.

    Durante o Fórum, que é aberto à comunidade, também será promovido debate sobre os desafios da mulher na sociedade atual.

    A entrada é gratuita.

    Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

    Por meio da lei municipal nº 3.720, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Vinhedo foi criado em 2016, coma finalidade de indicar diretrizes para promoção da igualdade de raça, etnia, orientação sexual e o combate a toda e qualquer forma de discriminação contra a mulher. 

    Serviços

    II Fórum Municipal dos Direitos da Mulher

    Data: 8 de março

    Local: Secretaria de Assistência Social – Rua Osvaldo Cruz, 299, Centro