Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Assistência Social

    + Notícias

    Secretaria de Assistência Social atinge número expressivo de atendimento à população

    A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, divulgou o número expressivo de atendimentos prestados à população, em 2016, nos centros de referências em assistência social.

    Foram 38.900 atendimentos prestados por psicólogos, assistentes sociais e equipe administrativa que trabalham nos Serviços de Proteção Social Básica (CRAS – Centros de Referência da Assistência Social), Proteção Social Especial (CREAS – Centros de Referência Especializado de Assistência Social) e nos Serviço de Convívio e Fortalecimentos de Vínculos – Grupo Bem Viver da Terceira Idade.

    Para o prefeito Jaime Cruz, o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social é extremamente importante para atender a população mais necessitada do município. “As políticas públicas implementadas pela Administração Municipal têm melhorado a condição de vida da população vinhedense, proporcionando o acesso da população à educação, fortalecimento de programas de qualificação profissional e assistência social de qualidade, buscando, desta forma, novas estratégias para solucionar os problemas da vulnerabilidade social”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    A Secretaria de Assistência Social conta hoje com grupo de trabalho denominado “Vigilância Socioassistencial”, que tem como objetivo de avaliar a qualidade do trabalho prestado à população e assuntos relacionados à vulnerabilidade. “A nossa preocupação é constante para manter um trabalho de qualidade, eficaz no atendimento ao público, com níveis elevados de profissionalismo. Hoje, temos diversos Centros de Referência em Assistência Social para atender a população com rapidez, eficiência e prestando as orientações e os cuidados necessários. O número de atendimentos que tivemos em 2016 é expressivo porque reflete a confiança da população depositada no trabalho desenvolvido pela Prefeitura na área social”, comentou o secretário de Assistência Social, Alcides Vendemiatti Junior.

    CRAS

    Os serviços de Proteção Social Básica compõem a Política Municipal de Assistência Social, com a missão de incentivar, fomentar, articular e supervisionar a oferta de serviços sociassistenciais para a população, para que seja possível prevenir o agravamento de situações de risco e/ou de vulnerabilidade social, com a ampliação de acesso aos direitos fundamentais. O CRAS faz este trabalho.

    CREAS

    O programa de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura destina-se a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados.

    Os serviços oferecidos são PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a famílias e indivíduos; Serviço de Proteção Social e Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade; Atendimento aos Beneficiários de Medida Alternativa de Prestação de Serviço à Comunidade; Serviço Especializado para Pessoa em Situação de Rua; Serviço Especializado em Abordagem Social; Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas Idosas e suas Famílias.

    O CREAS é a unidade pública de serviços especializados que oferece o atendimento nestes casos de violação de direitos, dentre eles a violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto e outras.

    Grupo Bem Viver da Terceira Idade

    Outro serviço social que merece destaque é o Convívio Bem Viver, criado

    com a finalidade de valorizar a vitalidade dos idosos do município. Conta com unidades no Jardim Três Irmãos, Jardim São Matheus (núcleo-sede) e na Capela, oferecendo à terceira idade encontros de convívio semanais, com a realização de bingos, atividades esportivas, culturais e musicais, rodas de conversa e festas temáticas.

    Podem fazer parte do Grupo Bem Viver moradores de Vinhedo, com mais de 60 anos. No acolhimento será feita a apresentação das atividades e o encaminhamento dos participantes para a unidade mais próxima.

    Atualmente, são quase 1.100 idosos cadastrados no programa.

     

    Serviços de Assistência Social

     

    Serviço de Proteção Social Básica e Especial

    – CREAS

    Rua Osvaldo Cruz, 299, Centro

    – CRAS Nova Vinhedo

    Rua Froriano Pitton, 99, Nova Vinhedo

    – CRAS Capela

    Estrada da Capela, 2.635, Capela

    – CRAS Centro

    Rua Osvaldo Cruz, 299, Centro

    Grupo Bem Viver – Centro de Referência ao Idoso

    – Núcleo-sede Jardim São Matheus

    Rua Antônio Matheus Sobrinho, 299, Centro

    – Núcleo Capela

    Rua Malaquinta, 11, Jardim Bela Vista – Salão Social da Igreja São José Operário

    – Núcleo Jardim Três Irmãos

    Rua dos Jequitibás, 227 – salão social da Comunidade Nossa Senhora Aparecida