Prefeitura de Vinhedo

  • Cidadão

    + Notícias

    Prefeitura e Sanebavi promovem 1ª reunião para definir as ações do Projeto Gota d´Água 2017

    Temas do 8º Fórum Mundial da Água serão trabalhados nas salas de aulas da Rede Educacional de Vinhedo






     

    gota dagua2

    Foi realizada na sede administrativa da Sanebavi, na manhã desta terça-feira, dia 14, a primeira reunião de articulação entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação e a Sanebavi, com o objetivo de debater o cronograma de ações de Educação Ambiental para 2017. O tema de discussão proposto para 2017 no Projeto Gota d’Água do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios PCJ é “Compartilhando Caminhos para Brasília 2018”.

    Nesta perspectiva o encontro abordou os seis temas centrais que serão debatidos no 8° Fórum Mundial da Água, que acontecerá entre 18 e 23 de março de 2018, em Brasília. Os diálogos seguiram a partir dos tópicos: Clima – Segurança Hídrica e Mudanças Climáticas; Pessoas – Água, saneamento e saúde;  Desenvolvimento – Água para o desenvolvimento sustentável; Urbano – Gestão integrada de água e resíduos urbanos; Ecossistemas – Qualidade da água, subsistência de ecossistemas e biodiversidade; e Financiamento – Financiamento para segurança hídrica.

    Para garantir a ampla divulgação das informações e promover a participação da população por meio do site do evento (http://www.worldwaterforum8.org/), esses assuntos serão trabalhados nas salas de aulas da Rede Educacional de Vinhedo como forma de contribuição para enriquecer os debates sobre os rumos da gestão da água no mundo propostos pelo Fórum Mundial.

    “O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos com o objetivo de aumentar a importância da água na agenda política dos governos e promover o aprofundamento das discussões, troca de experiências e formulação de propostas concretas para os desafios relacionados aos recursos hídricos. Será a primeira vez que o maior encontro mundial sobre água vai acontecer no hemisfério Sul”, explicou Rosangela Grigolleto, gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

    Para a assistente social da Sanebavi, Ana Paula Saraiva Nicésio, o envolvimento da Autarquia nesta dinâmica socioeducativa junto aos alunos da Rede de Ensino e da população do município, é natural e garante a contribuição da instituição na criação de espaços de discussão que promovam a participação e o envolvimento de todos na busca por alternativas sustentáveis em relação à água do Planeta que beneficiarão a todos.

    Gota d´água – O Projeto Gota d’Água faz parte das Ações do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios PCJ, e articula a interlocução entre os representantes dos conveniados a fim de garantir a execução permanente de ações socioeducativas junto à população.  O município de Vinhedo é conveniado e vem participando ativamente, desenvolvendo ações que possibilitaram destaque dos  Projetos desenvolvidos nos anos anteriores.

    Na programação do Gota d´Água, durante todo o ano são realizados diversas capacitações, oficinas práticas e visitas técnicas, visando a formação dos participantes que atuarão como interlocutores em suas cidades e possibilitarão a ampla divulgação das informações e estimulo à participação do maior número de pessoas.

     

    Fórum Mundial da Água – O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema Água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países. O objetivo da realização do evento é promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra.

    O Fórum é organizado pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.

    Todos podem participar acessando o site do evento (http://www.worldwaterforum8.org/) e se inscrevendo na plataforma SUA VOZ (http://www.worldwaterforum8.org/your-voice).

    gota d agua 2017