Prefeitura de Vinhedo

  • Transportes e Defesa Social

    + Notícias

    Prefeitura monitora redes sociais para evitar a propagação de falsos crimes pela internet

    Para coibir a propagação de falsos crimes pela internet, a Secretaria de Transportes e Defesa Social da Prefeitura de Vinhedo está monitorando as redes sociais para identificar boatos e inverdades que estejam sendo publicadas com o objetivo de criar um clima de insegurança e medo na população de Vinhedo.

    O monitoramento on line, que analisa possíveis casos de publicação e compartilhamento de crimes que não aconteceram, será permanente.

    “Divulgar informações de ocorrências que não aconteceram é falsa comunicação de crime. É preciso ter cuidado e não publicar ou compartilhar notícias sem saber se de fato isso aconteceu. Com segurança não se brinca”, explica o secretário de Transportes e Defesa Social, Junior Vendemiatti.

    À medida que os casos estão sendo identificados, profissionais da Secretaria de Transportes e Defesa Social estão entrando em contato com as pessoas responsáveis pela publicação para saber de onde receberam a informação e orientando sobre os perigos de publicar notícias falsas.

    A orientação que vale para todos é: antes de publicar ou compartilhar qualquer informação é preciso checar a veracidade da informação. Já as ocorrências reais devem ser registradas na Delegacia de Polícia Civil, pois contribuem para a definição de estratégias pelas forças de segurança do município para aumentar a segurança nas regiões, bem como na identificação dos infratores.