Prefeitura de Vinhedo

  • Saúde

    + Notícias

    Abertura da Nova Santa Casa de Vinhedo completa um ano na próxima semana

    Neste 1 ano de funcionamento, a Santa Casa já realizou 2.098 cirurgias nas mais variadas áreas e 459 partos






    Santa Casa (3)

    Há um ano, os moradores de Vinhedo voltaram a ter tranquilidade quando o assunto é saúde hospitalar. Após um longo período fechada, em 2 de abril de 2016, no dia do aniversário de 67 anos da cidade, foi inaugurada a Nova Santa Casa, depois de ampla reforma e aquisição de equipamentos feitas pela Prefeitura, com foco na qualidade e excelência da volta do atendimento à população.

    Um novo Centro Cirúrgico foi construído na época, em novo local, possibilitando a ampliação de 3 para 5 salas  utilizadas para cirurgias. Existem, atualmente, salas de Centro Cirúrgico, sala de parto e sala de recuperação pós-anestésico.

    Na UTI, com a reforma, o número de salas passou de 6 para 11, somente com otimização das instalações e readequação de espaço físico.

    Na ala da Maternidade, a reforma nos quartos proporcionou mais conforto às mães e recém-nascidos, não havendo diferenciação de quartos para atendimentos de convênios e SUS.

    A Santa Casa também ampliou o número de leitos no hospital e colocou em funcionamento a sua Nova Central de Materiais Esterilizados. O setor está localizado próximo ao Centro Cirúrgico e UTI – Unidade de Terapia Intensiva e é utilizado para esterilizar os materiais usados no atendimento clínico e no centro cirúrgico.

    Para o prefeito Jaime Cruz, uma gestão de qualidade foi fundamental neste processo. “Foi um trabalho duro desenvolvido nos últimos anos para a reabertura da Santa Casa e o seu pleno funcionamento atual, mas com certeza este esforço valeu a pena, porque voltamos a ter no próprio município serviços hospitalares de alta qualidade para atender a nossa população, principalmente nos momentos de urgência e emergência”, disse o prefeito.

    A Santa Casa de Vinhedo inova a cada dia, com suas ações baseadas em um Plano Diretor Estratégico denominado 20 anos em 2, elaborado pela equipe de gestão do hospital. É considerado o eixo central das futuras ações porque estabelece metas para os próximos 20 anos e apresenta soluções para aumentar a capacidade de receita do hospital e condições para alto sustentação e gestão. Atualmente, a Prefeitura mantém o processo de requisição administrativa da Santa Casa, até que o hospital consiga obter o seu equilíbrio financeiro.

    Hoje, a Santa Casa conta com uma ampla estrutura de qualidade e está preparada para atender casos de baixa e média complexidade, nas mais variadas ocorrências de urgências e emergências, tratamentos e cirurgias, bem como todos os procedimentos relativos à maternidade.

    Atende pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde, convênio médico e particular, por meio de um corpo clínico completo, formado por médicos especialistas nas áreas de anestesia, buco maxilo, cabeça e pescoço, cirurgia geral, cardiologia, cirurgia do aparelho digestivo, ginecologia e obstetrícia, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clínica médica, endocrinologia, pediatria, pneumologia, infectologista, nefrologia, neonatologia, neurocirurgia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, psiquiatria, reumatologia.

    Dispõe de 80 leitos, sendo 70 distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodações individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos). Os outros 10 leitos são usados no regime “day hospital”, para períodos curtos de internação.

    Segundo o gestor geral da Santa Casa, Celso Beltramini, neste 1 ano de funcionamento, a Santa Casa já realizou 2.098 cirurgias nas mais variadas áreas e 459  partos (dados até 21 de março de 2017).

    A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Vinhedo também atua estabelecendo regras a serem seguidas por todos os profissionais de saúde que exercem suas atividades no hospital, no sentido de minimizar os riscos para a ocorrência de infecção hospitalar.

    Para o secretário de Saúde de Vinhedo, o médico Alexandre Viola, a Santa Casa proporciona ações de saúde a pessoas de todas as classes sociais. “Para cada serviço, o conforto do paciente e a qualidade dos procedimentos são garantidos pela capacitação total dos profissionais, a renovação tecnológica permanente e as instalações modernas”, disse o secretário de Saúde.

    Nova Central de Imagens

    No mês passado, a Santa Casa de Vinhedo colocou em funcionamento seu novo Centro de Imagens. No local existem cinco salas específicas para realização de exames de tomografia, ultrassom, raio x, além de recepção, sala de espera e banheiros.

    O Centro de Imagens foi feito por meio de uma parceria firmada entre o hospital e um investidor, que realizou uma ampla reforma para adequação do antigo espaço, para garantir condições necessárias e segurança aos pacientes e funcionários na execução de procedimentos.

    Com esta parceria também foi possível adquirir equipamentos modernos, que garantem agilidade, qualidade e precisão nos resultados. O sistema de tomografia computadorizada que passa a ser utilizado na Santa Casa, por exemplo, tem uma tecnologia elevada que possibilita imagens nítidas, assegurando diagnósticos rápidos e precisos em todas as partes do corpo, com imagens 3D. Além disso, os novos equipamentos diminuem a exposição do paciente à radiação.

    O novo Centro de Imagens atende pacientes particulares, por meio de convênios médicos e pelo SUS, encaminhados pela Secretaria de Saúde da Prefeitura.