Prefeitura de Vinhedo

  • Saúde

    + Notícias

    Unidade Neonatal começa a funcionar na Santa Casa de Vinhedo

        unidade neonatal (2)

    A Santa Casa de Vinhedo colocou em funcionamento a sua Unidade Neonatal, um local específico e adequado para cuidar dos bebês recém-nascidos que necessitam de cuidados especializados de baixa e média complexidade, como os prematuros, que nasceram antes dos nove meses de gestação, apresentam baixo peso ou algum tipo de problema ao nascer.

             O prefeito Jaime Cruz e o secretário de Saúde, dr. Alexandre Viola, estiveram no hospital nesta terça-feira, dia 21, para acompanhar o trabalho dos profissionais. Eles foram recepcionados pelo médico pediatra, André Gurion, que juntamente com o médico Fabio Roberto Amar, coordena a equipe de neonatologia da Santa Casa.

             A Unidade Neonatal atende pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde, planos de saúde e particulares, em um ambiente seguro na ala da Maternidade do hospital (onde funcionava o antigo berçário). Conta com equipamentos necessários e uma equipe profissional capacitada na especialidade neonatalogia, formada por médicos pediatras, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

             O prefeito Jaime Cruz destacou a importância do novo serviço para elevar o nível de atenção materno infantil na Santa Casa de Vinhedo. “Antigamente os bebês que nasciam na Santa Casa de Vinhedo e necessitavam de atendimento especial e diferenciado após o parto, de média e baixa complexidade, precisavam ser transferidos para hospitais da região. Com o funcionamento da Unidade Neonatal, a Santa Casa passa a ter condições plenas de atender os pacientes prematuros, onde pais e familiares poderão acompanhar, no próprio município, o desenvolvimento do bebê. Este é um passo importante dado pela Santa Casa de Vinhedo, após a sua reinauguração, que ocorreu há 1 ano”, disse o prefeito Jaime Cruz, em visita ao local.

    Serão quatro vagas destinadas na Unidade Neonatal aos recém-nascidos, com idade entre zero a 28 dias de vida. Depois deste período, os bebês passam a ser atendidos nos serviços da categoria infantil.

    Durante a permanência na Unidade Neonatal os pais do pré-maturo têm acesso livre para visitas e acompanhamento do desenvolvimento do bebê até a alta hospitalar. Outros familiares também poderão acompanhar o bebê, com horários pré-definidos pelo hospital.

    Para o secretário de saúde de Vinhedo, que é médico ginecologista e obstétrico, Alexandre Viola, a participação da família no acompanhamento do bebê na Unidade Neonatal é fundamental para o seu desenvolvimento. “Nessa fase, o bebê precisa de todo carinho e acolhimento. A participação dos pais é essencial, não só para o estabelecimento do vínculo afetivo entre pais e filhos, mas também para a redução do estresse causado pela hospitalização e no preparo para o cuidado à saúde em casa, após a alta hospitalar do bebê”, explicou o secretário.

    Um bebê que nasceu pré-maturo na Santa Casa de Vinhedo, com 7 meses de gestação, já foi encaminhado à Unidade Neonatal, apresentando baixo peso.

             Em média, a Santa Casa de Vinhedo realiza 40 partos mensalmente.

                Inauguração da Nova Santa Casa

    Após um longo período fechada para atendimento à população (inclusive cirurgias, internações em UTI e a ala da Maternidade), a Nova Santa Casa de Vinhedo foi reaberta no dia 2 de abril de 2016, após investimentos realizados pela Prefeitura com obras de ampliação e aquisição de novos equipamentos.

    Um novo Centro Cirúrgico foi construído, em novo local, possibilitando ampliação de 3 para 5 no número de salas  utilizadas para cirurgias, incluindo  salas de Centro Cirúrgico, sala de parto e sala de recuperação pós-anestésico.

    Na UTI, com a reforma, o número de salas passou de 6 para 11, somente com otimização das instalações e readequação de espaço físico.

    Na ala da Maternidade, a reforma nos quartos proporcionou mais conforto às mães e recém-nascidos. São nove quartos, com 14 leitos no total, sendo que não há diferenciação de quartos para atendimentos de convênios e SUS – Sistema Único de Saúde.

    A Santa Casa também ampliou o número de leitos no hospital e colocou em funcionamento a sua Nova Central de Materiais Esterilizados. O setor está localizado próximo ao Centro Cirúrgico e UTI – Unidade de Terapia Intensiva e é utilizado para esterilizar os materiais usados no atendimento clínico e no centro cirúrgico.

    No mês passado, a Santa Casa de Vinhedo colocou em funcionamento seu novo Centro de Imagens. No local existem cinco salas específicas para realização de exames de tomografia, ultrassom, raio x, além de recepção, sala de espera e banheiros.

    O Centro de Imagens foi feito por meio de uma parceria firmada entre o hospital e um investidor, que realizou uma ampla reforma para adequação do antigo espaço, para garantir condições necessárias e segurança aos pacientes e funcionários na execução de procedimentos.

    Com esta parceria também foi possível adquirir equipamentos modernos, que garantem agilidade, qualidade e precisão nos resultados. O sistema de tomografia computadorizada que passa a ser utilizado na Santa Casa, por exemplo, tem uma tecnologia elevada que possibilita imagens nítidas, assegurando diagnósticos rápidos e precisos em todas as partes do corpo, com imagens 3D. Além disso, os novos equipamentos diminuem a exposição do paciente à radiação.

    O novo Centro de Imagens atende pacientes particulares, por meio de convênios médicos e pelo SUS, encaminhados pela Secretaria de Saúde da Prefeitura.