Prefeitura de Vinhedo

  • Lei Orçamentária Anual

    deixe aqui suas sugestões
  • Saúde

    + Notícias

    Trabalho de gestão e análise de leitos garante aos vinhedenses permanência na Santa Casa de Vinhedo em casos de internação

    Hospital continua com índice acima de 70% para atendimento SUS






    reunião mensal Santa Casa (1)

    O trabalho de gestão e análise de leitos desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Santa Casa de Vinhedo, tem surtido efeitos positivos, por priorizar que o maior número de vinhedenses permaneça na própria cidade em casos de internações hospitalares.

    A informação foi divulgada na reunião da Comissão de Gestão da Santa Casa, para prestação de contas e apresentação relatório de atividades, referente ao mês de fevereiro. A reunião ocorreu nas dependências da Unidade Básica de Saúde da Casa Verde, na quinta-feira, dia 23, e contou com a presença do secretário de Saúde, Alexandre Viola; o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Marcio Melle; o gestor geral da Santa Casa, Celso Beltramini; o diretor técnico do hospital, Adriano Eurico Chitacumula; Maria Aparecida, representando os funcionários do hospital; a diretora de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Saúde, Erica Pin Pereira; a diretora de regulação da Pasta, Neila Kátia Silva; o chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Marcel Bertinato; e a advogada Silvana Ivanoff, representante da Secretaria de Negócios Jurídicos.

    O estudo da gestão de leitos em tempo real na Santa Casa teve início no mês de fevereiro. Por ser a responsável por gerenciar todo o atendimento de urgência e emergência no município, por meio da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, a Prefeitura reforçou a prioridade para a Santa Casa, as internações. Sendo assim, o paciente poderá permanecer na sua própria cidade até a alta hospitalar, proporcionando comodidade para ele e seus familiares, segundo explicou o secretário de Saúde de Vinhedo.

    Vinhedo tem gestão plena na área da saúde e adota o sistema de pagar por serviço prestado. Desta maneira a Santa Casa de Vinhedo é priorizada na compra de serviços de saúde. Se um paciente necessitar de algum procedimento de alta complexidade que não é feito pela Santa Casa, como, por exemplo, transplante ou cirurgia cardíaca, o mesmo será direcionado ao hospital referência, por meio da Central de Regulação ou para os hospitais conveniados com o município.

    Hoje, a Santa Casa conta com 72 leitos, destinados à pediatria, ala da maternidade e atendimento de pacientes adultos e psiquiatria, tanto do SUS – Sistema Único de Saúde, convênios médicos e particulares.

    Em fevereiro, o hospital totalizou 337 internações, sendo 248 pacientes do SUS, 85 por meio de convênios médicos e quatro particulares. Isso representa que a Santa Casa de Vinhedo está conseguindo manter acima de 70% o índice de atendimento aos pacientes atendidos pelo SUS. As internações no mês de fevereiro chegaram a 74 pelo SUS%.

    UPA recebe pacientes SUS

    A UPA – Unidade de Pronto Atendimento – continua sendo a porta de entrada dos pacientes do SUS em Vinhedo, com funcionamento 24 horas. No local há uma equipe de regulação médica de urgência, responsável por verificar os casos dos pacientes individualmente.

    A UPA tem capacidade para atender pacientes em estados de emergência, que são direcionados à sala de urgência até a estabilidade para transferência ao hospital de referência, de acordo com o procedimento cirúrgico a ser realizado em cada caso.

    Santa Casa: porta aberta para emergências ginecológicas

    Desde a abertura da Nova Santa Casa de Vinhedo, em 2 de Abril de 2016, resultado da intervenção administrativa decretada pelo prefeito Jaime Cruz, o hospital passou a ser a porta de entrada para gestantes e emergências ginecológicas. O hospital tem uma equipe de ginecologia e obstétrica de plantão 24 horas para atender a demanda emergencial.

    Em fevereiro o atendimento ginecológico no hospital totalizou 268 pacientes via SUS, 133 conveniados e dois particulares. O atendimento SUS representou 67%, segundo dados da prestação de contas.

    Foram realizados 31 partos no período de 1 a 28 de fevereiro.

    Também constam na apresentação os dados dos testes realizados na maternidade da Santa Casa em recém-nascidos, como os testes do pezinho, orelhinha, olhinho e coraçãozinho.

    Prosus

    Na reunião entre os membros da Comissão de Gestão da Santa Casa também foram detalhadas novas informações referentes ao PROSUS, programa federal no qual foram incluídas as dívidas da Santa Casa de Vinhedo e que trará grandes benefícios para o hospital, como a obtenção da Certidão Negativa de Débitos – CND.

    O processo do PROSUS foi encaminhado à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional em Campinas para análise e emissão de parecer sobre os débitos ajuizados e liberação da CND.