Prefeitura de Vinhedo

  • Prefeito

    + Notícias

    Prefeito busca apoio do Ministério do Desenvolvimento Social para a ampliação de projetos no município

    20170328_144222

    Na sequência dos compromissos em Brasília, o prefeito Jaime Cruz esteve na tarde desta terça-feira, 28, no Ministério do Desenvolvimento Social, onde foi recepcionado no Departamento de Proteção Social Especial e Básico. O objetivo da visita foi buscar apoio e informações sobre novos programas para os projetos que já são desenvolvidos no município, porém, praticamente só com receitas da própria Prefeitura.

    Assim como na visita anterior, o prefeito esteve acompanhado do presidente da Câmara, vereador Nil Ramos, dos vereadores Flavia Bittar e Carlos Florentino, do secretário municipal de Assistência Social, Junior Choca, o chefe de Gabinete, Eduardo Gurian, e do diretor de Planejamento, Eduardo Galasso.

    O grupo foi recepcionado por Niusarete Lima, diretora substituta do Ministério, e também por Andreia Barcelos, técnica de média complexidade. Durante a reunião, elas falaram um pouco sobre Vinhedo e verificaram que a cidade, apesar do grande trabalho que faz na área social, com programas como o Selando Parcerias, que somente neste ano destinará mais de R$ 9 milhões a diversas entidades, não tem muitos projetos realizados com verbas federais.

    “Já temos várias ações no município em diversas áreas, em parceria com entidades do município, mas fazemos tudo isso praticamente com o orçamento próprio. O objetivo é avançar no sentido de conseguir alinhar nossos programas com os programas federais para que possamos receber mais recursos e aumentar ainda mais a nossa atuação”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    A reunião serviu também para o novo secretário de Assistência Social, Junior Choca, estabelecer contatos com o Ministério do Desenvolvimento Social. O prefeito e o secretário pretendem ampliar os atendimentos já existentes, por exemplo, os que são direcionados para crianças e adolescentes e o dos idosos.

    O Ministério informou que deverá reabrir no final do ano e começo do próximo um programa de ampliação do atendimento exatamente para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social, bem como o programa Residência Inclusiva, para portadores de deficiência – até dez pessoas – serem atendidos em um espaço adequado, além do programa Guarda Subsidiada, no qual o governo oferece recursos para que a família extensiva possa cuidar da criança que está sob sua guarda.

    “São projetos importantes. Eu trouxe o secretário para alinharmos as ações com o Governo Federal. Além disso, com essa proximidade, podermos aprimorar e dar mais amplitude nas ações sociais já em andamento na cidade”, finalizou o prefeito Jaime Cruz.