Prefeitura de Vinhedo

  • Prefeito

    + Notícias

    Prefeito e deputado discutem possibilidade de Vinhedo ser município piloto em programa de tecnologia da informação

    Assunto está em discussão no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações






    20170328_170358

    Durante a visita que faz a Brasília, o prefeito Jaime Cruz esteve na tarde desta terça-feira, 28, no gabinete do deputado federal Vitor Lippi. No encontro, o tema foi a possibilidade de Vinhedo se tornar município piloto no ‘Plano Nacional Internet das Coisas’, que deverá receber um aporte financeiro nos próximos 15 anos de mais de R$ 130 bilhões.

    Nesta visita, o prefeito Jaime Cruz esteve acompanhado do presidente da Câmara, vereador Nil Ramos, da vereadora Flávia Bittar, do secretário municipal de Assistência Social, Junior Choca, do chefe de Gabinete, Eduardo Gurian, e do diretor de Planejamento, Eduardo Galasso.

    O objetivo com a visita foi solicitar apoio do deputado. O parlamentar elogiou bastante o trabalho que vem sendo realizado em Vinhedo, assim como a visão inovadora do prefeito Jaime Cruz em trabalhar com essa frente, que é algo novo, que traz conhecimento e facilidades para a população, como é o caso do Projeto SIM Digital Vinhedo, referência para diversos municípios.

    Durante o encontro, o deputado afirmou que vai sim sugerir ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações que Vinhedo possa ser uma cidade piloto para alguns testes relacionados ao ‘Plano Nacional Internet das Coisas’. Disse inclusive que visitará Vinhedo para conhecer os programas locais.

    O deputado comentou ainda sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) relacionadas à iluminação pública, como a possibilidade de colocar concessionárias para trabalhar a questão de inteligência e postes e lâmpadas com inteligência; infovia subterrânea; entre outros avanços. O deputado conheceu um Cartão Cidadão, que permite aos vinhedenses acessar diversos tipos de serviço.

    No início de fevereiro, o prefeito Jaime Cruz esteve no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações para tratar do assunto. Um dos objetivos foi buscar formas de a Prefeitura conseguir recursos para investimentos no setor, principalmente na ampliação do Projeto Cidade Digital, que inclusive recebeu muitos elogios do Ministério e foi colocado como referência no Brasil.

    Na oportunidade, representantes do Ministério falaram da possibilidade de colocar Vinhedo como município piloto no projeto ‘Internet das Coisas’, em fase de elaboração. Esse interesse se deu por conta dos programas já em andamento na cidade. O órgão federal se interessou em fazer da cidade uma plataforma em projetos de tecnologia relacionados à Iluminação Pública; Trânsito; Saúde (Vinhedo já avança em projetos como o prontuário eletrônico e computadores interligados nas UBSs),  e Educação, com a possibilidade da utilização de tablets em sala de aula.

    “Já temos muitos avanços no setor de tecnologia, mas queremos avançar ainda mais. Vinhedo desperta o interesse por tudo que já fez e tem feito. Seria um grande benefício para a população e para a cidade como um todo ser escolhida como piloto nesse projeto. O uso da tecnologia ajuda na economicidade e aumenta qualidade e rapidez na prestação dos serviços públicos, principalmente na gestão de áreas importantes, como Educação e Saúde”, destacou o prefeito Jaime Cruz.