Prefeitura de Vinhedo

  • Prefeito

    + Notícias

    Primeiro período da Administração Jaime Cruz bate recorde de formalização de empresas

    Distrito Industrial

    O número de novas empresas formalmente abertas em Vinhedo nos últimos anos teve um aumento significativo. Do total de micro, pequenos e médios empresários no município, 19,06% oficializam seus negócios no primeiro período em que o prefeito Jaime Cruz comandou a Prefeitura, entre o dia 29 de março de 2014 e 31 de dezembro de 2016, conforme dados da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, que podem ser verificados pela Inscrição Estadual.

    Esse índice é bastante alto, considerando o período de 33 meses, quando 647 empresas foram formalizadas na cidade. É, inclusive, o segundo melhor resultado da história do município para um mandato, atrás apenas do período de 2009 a 2012, na gestão do ex-prefeito Milton Serafim, quando, em 48 meses, foram registradas 759 aberturas de empresas, isso levando em consideração os negócios que continuam ativos no município.

    Atualmente, Vinhedo tem 3.395 empresas com Inscrição Estadual ativas. No município, a formalização de empreendedores é facilitada pela Prefeitura, que dispõe de ferramentas como o SIM Empresa Fácil, projeto implantado pela Prefeitura de Vinhedo para desburocratizar o processo de abertura, alteração cadastral e encerramento de empresas, programa que inclusive vem despertando o interesse de muitos municípios que também pretendem facilitar a abertura de empresas para os cidadãos.

    O SIM Empresa Fácil disponibiliza o sistema de abertura de empresa on-line, que analisa automaticamente o estabelecimento da empresa considerando a legislação de Uso e Ocupação de Solo e o grau de risco das atividades econômicas. Após a finalização do processo eletrônico, o sistema envia o processo para o setor de tributação, que valida ou não a declaração. Ao validar, o contribuinte é informado da situação do processo e recebe, por e-mail, o número da inscrição municipal, usuário e senha de acesso ao sistema e o Alvará Provisório para funcionamento, em até 24 horas.

    A partir da aprovação da declaração, feita pelo setor de tributação, o sistema emite as solicitações de vistoria para os órgãos responsáveis automaticamente. O contribuinte aguarda a visita do órgão responsável em seu estabelecimento e o seu parecer para retirar o Alvará Definitivo.

    “Fazemos um trabalho constante de incentivo às empresas, independente se sejam grandes, médias, pequenas ou micro. São esses empreendedores que ajudam a fomentar a economia da cidade, gerando renda e possibilitando a abertura de postos de trabalho, algo tão importante para a nossa cidade, principalmente num período em que uma crise econômica atinge todo o país. Tenho visitado muitas empresas pessoalmente para tratar de questões como as Leis de Incentivo, isso por uma questão de respeito e compromisso”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    Reconhecimento

    Por conta do programa SIM Empresa Fácil, Vinhedo tem conquistado reconhecimento de órgãos respeitados. Em 2016, a cidade recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae-SP, que avaliou 423 projetos inscritos de 301 prefeituras. O município ficou no 2º lugar na categoria Programa de Desburocratização e Formalização com o projeto SIM Empresa Fácil.

    O premio foi entregue ao prefeito Jaime Cruz. Realizado a cada 2 anos, o Prêmio é concedido a prefeitos que tenham implantado projetos, com resultados mensuráveis, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Em 2014, Vinhedo conquistou a primeira colocação na categoria Agricultura Familiar.