Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • + Notícias

    Prefeito Jaime Cruz recebe apoio do presidente da Assembleia Legislativa para criação do Distrito Turístico

    Projeto prevê bilhões em investimentos, com geração de renda e postos de trabalho para diversos municípios






    Reunião Caue Macris

    O prefeito Jaime Cruz esteve nesta terça-feira, 4, na sede da Assembleia Legislativa, em São Paulo, para tratar de diversas questões relativas a Vinhedo e região. Um dos temas abordados foi a criação do 1° Distrito Turístico do Estado de São Paulo. Na ocasião, quem recepcionou o chefe do Executivo vinhedense foi o deputado estadual Cauê Macris, presidente da Assembleia, que demonstrou total apoio ao projeto.

    O prefeito Jaime Cruz detalhou a importância econômica e social da criação do 1° Distrito Turístico de São Paulo não apenas para Vinhedo, mas para diversos municípios no entorno, com expectativa de atrair bilhões em investimentos e gerar centenas de postos de trabalho formal. De pronto, o deputado Cauê Macris se mostrou entusiasmado com a ideia e afirmou que colocará o Departamento Jurídico da AL para analisar o caso.

    A região sugerida para ser tornar o 1° Distrito Turístico do Estado engloba os parques Hopi Hari, Wet´n Wild, o Hotel Quality Resort & Convention Center, o Outlet Premium e o Shopping Serra Azul, e entorno, na Rodovia dos Bandeirantes. O assunto já vem sendo discutido entre as cidades de Vinhedo, Louveira, Jundiaí, Itupeva e também representantes do parque aquático Wet’n Wild.

    O prefeito Jaime Cruz está empenhado pessoalmente no projeto e já apresentou a proposta ao secretário do Estado de Turismo, Laércio Benko. A região onde está sendo proposta a criação do Distrito Turístico é o segundo núcleo turístico do Estado de São Paulo, recebendo anualmente cerca de 7 milhões de pessoas, ficando atrás apenas de Aparecida do Norte.

    “Nossa proposta é aproveitar os atrativos das quatro cidades para alavancar, ainda mais, o turismo da nossa região. Isso seria importante para atrair novos investimentos, impulsionar a nossa economia e gerar novos empregos, como aconteceu na região de Orlando, nos Estados Unidos”, salientou o prefeito Jaime Cruz.

    O Distrito Turístico deverá ser uma área exclusivamente destinada a atividades de turismo, lazer e entretenimento, seguindo normas de ocupação, através de zoneamento e código de obras específicos e projeto nas Câmaras Municipais aprovando níveis de autonomia especiais para a administração do Distrito.

    O conceito geral do projeto é a criação de um local com uma infraestrutura operacional que atenda perfeitamente todos os empreendimentos a serem implantados. Os empreendimentos são idealizados de modo a serem implantados individual e independentemente, sendo porém complementares entre si, funcionando em perfeita harmonia e sem concorrência direta.

    O ambiente geral deverá ter um tratamento totalmente diferenciado, propício à atividade turística, com grande conforto visual, imensas áreas verdes, modernas vias de tráfego, paisagem e sinalização especiais e excelente esquema de segurança. Para que o Distrito Turístico seja efetivado de fato, há necessidade de tramitação e aprovação de um projeto na Assembleia Legislativa.