Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Saúde

    + Notícias

    Bebê de 1,8kg se recupera na nova Unidade Neonatal da Santa Casa de Vinhedo

    Criança deverá receber alta dentro de até duas semanas; caso é considerado de média complexidade






    unidade neonatal (3)

    A Unidade Neonatal da Santa Casa de Vinhedo, inaugurada em março deste ano, já está fazendo diferença na vida de moradores do município. Um bebê prematuro, que nasceu há dez dias com 1,8 kg, vem recebendo todos os cuidados necessários para recuperar peso e receber alta hospitalar.

    O caso, considerado de média complexidade, é o primeiro que a unidade neonatal está tratando. Além do acompanhamento com profissionais especializados, os pais e familiares estão acompanhando diariamente a evolução do bebê, que deve receber alta em até duas semanas.

    “A participação dos pais é essencial, não só para o estabelecimento do vínculo afetivo entre pais e filhos, mas também para a redução do estresse causado pela hospitalização e no preparo para o cuidado à saúde em casa, após a alta hospitalar do bebê”, explica o secretário de Saúde, Alexandre Viola.

    A Unidade Neonatal atende pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde, planos de saúde e particulares, em um ambiente seguro na ala da Maternidade do hospital (onde funcionava o antigo berçário). Conta com equipamentos necessários e uma equipe profissional capacitada na especialidade neonatalogia, formada por médicos pediatras, enfermeiros e técnicos em enfermagem para cuidar dos bebês recém-nascidos que necessitam de cuidados especializados de baixa e média complexidade, como os prematuros, que nasceram antes dos nove meses de gestação, apresentam baixo peso ou algum tipo de problema ao nascer.

    “Antigamente os bebês que nasciam na Santa Casa de Vinhedo e necessitavam de atendimento especial e diferenciado após o parto, de média e baixa complexidade, precisavam ser transferidos para hospitais da região. Com o funcionamento da Unidade Neonatal, a Santa Casa passa a ter condições plenas de atender os pacientes prematuros, onde pais e familiares poderão acompanhar o desenvolvimento do bebê. Este é um passo importante dado pela Santa Casa de Vinhedo, após a sua reinauguração, que ocorreu há 1 ano”, afirma o prefeito Jaime Cruz.

    Durante a permanência na Unidade Neonatal os pais do pré-maturo têm acesso livre para visitas e acompanhamento do desenvolvimento do bebê até a alta hospitalar. Outros familiares também poderão acompanhar o bebê, com horários pré-definidos pelo hospital.

     unidade neonatal (2)