Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Saúde

    + Notícias

    Funcionamento da maternidade da Nova Santa Casa de Vinhedo completa 1 ano

    Em 6 de abril do ano passado, nasceram duas meninas após a reabertura do hospital no aniversário de 67 anos de Vinhedo






    Maternidade Santa Casa

    A maternidade da Nova Santa Casa de Vinhedo completa nesta quinta-feira, 6, um ano de funcionamento após a reabertura do hospital, que ocorreu no dia 2 de abril de 2016, em comemoração ao aniversário de 67 anos de Vinhedo.

    O primeiro bebê vinhedense após a abertura da Nova Santa Casa foi a menina Isis, que nasceu no dia 6 de abril, às 12h20, com 49 cm e 3,550 kg. A menina é filha da jovem Isabela Quintini Ramos, moradora da Vila Milanês. 1h20 depois nasceu o segundo bebê, Maria Helena, com 46 cm e 2,770 kg, filha de Lediane Aguiar Rocha.

    “O nascimento dessas duas meninas foi um marco importante para Vinhedo após um longo período sem a realização de partos na cidade. Esta data está marcada na minha história e no meu coração, porque trabalhamos muito para a reabertura da Santa Casa”, relembra o prefeito Jaime Cruz.

    Desde a reabertura na maternidade da Nova Santa Casa, já nasceram 496 crianças (dados atualizados de 06/04/2017).

    Inauguração da Nova Santa Casa

    Após um longo período fechada para atendimento à população (inclusive cirurgias, internações em UTI e a ala da Maternidade), a Nova Santa Casa de Vinhedo foi reaberta no dia 2 de abril de 2016, após investimentos realizados pela Prefeitura com obras de ampliação e aquisição de novos equipamentos.

    Um novo Centro Cirúrgico foi construído, em novo local, possibilitando ampliação de 3 para 5 no número de salas  utilizadas para cirurgias, incluindo  salas de Centro Cirúrgico, sala de parto e sala de recuperação pós-anestésico.

    Na UTI, com a reforma, o número de salas passou de 6 para 11, somente com otimização das instalações e readequação de espaço físico. Na ala da Maternidade, a reforma nos quartos proporcionou mais conforto às mães e recém-nascidos. São nove quartos, com 14 leitos no total, sendo que não há diferenciação de quartos para atendimentos de convênios e SUS – Sistema Único de Saúde.

    A Santa Casa também ampliou o número de leitos no hospital e colocou em funcionamento a sua Nova Central de Materiais Esterilizados. O setor está localizado próximo ao Centro Cirúrgico e UTI – Unidade de Terapia Intensiva e é utilizado para esterilizar os materiais usados no atendimento clínico e no centro cirúrgico.

    A Santa Casa de Vinhedo colocou em funcionamento seu novo Centro de Imagens. No local existem cinco salas específicas para realização de exames de tomografia, ultrassom, raio x, além de recepção, sala de espera e banheiros.

    O Centro de Imagens foi feito por meio de uma parceria firmada entre o hospital e um investidor, que realizou uma ampla reforma para adequação do antigo espaço, para garantir condições necessárias e segurança aos pacientes e funcionários na execução de procedimentos.

    Com esta parceria também foi possível adquirir equipamentos modernos, que garantem agilidade, qualidade e precisão nos resultados. O sistema de tomografia computadorizada que passa a ser utilizado na Santa Casa, por exemplo, tem uma tecnologia elevada que possibilita imagens nítidas, assegurando diagnósticos rápidos e precisos em todas as partes do corpo, com imagens 3D. Além disso, os novos equipamentos diminuem a exposição do paciente à radiação.

    O novo Centro de Imagens atende pacientes particulares, por meio de convênios médicos e pelo SUS, encaminhados pela Secretaria de Saúde da Prefeitura.