Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Cultura e Turismo

    + Notícias

    “Desafio da Leitura” está entre as novidades da Semana de Incentivo à Leitura, que começa na segunda-feira

    Proposta prevê que escolas, Centros Culturais e outras instituições invistam 30 minutos do dia em leitura






    ERICKLEITE_PMV_SemanadaLeitura_01

    A Prefeitura de Vinhedo, por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, com apoio da Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências (AMLAC) e da Livraria Nobel, estão promovendo a semana de Incentivo à Leitura, que ocorrerá nos dias 17, 18, 19, 20 e 22 de abril.  O evento faz parte da programação especial em comemoração aos 68 anos de Vinhedo.

    Com o tema “Alimente-se de Leitura”, a semana tem como objetivo estimular o cidadão a conhecer e se aventurar pelo universo da leitura e desenvolver ações mais efetivas sobre a importância do hábito de ler.

    O prefeito Jaime Cruz ressalta que a Semana de Incentivo à Leitura deve abranger todos os vinhedenses e todos os locais da cidade, para que o conhecimento seja adquirido pela leitura. “Esse evento tem como prioridade abranger todo vinhedense, todos os locais da cidade, principalmente as escolas municipais, pois temos alunos que necessitam do hábito da leitura para colaborar no processo de aprendizagem. Ler desenvolve a imaginação, enriquece o vocabulário e ajuda a desenvolver o intelecto do ser humano”, comentou.

    Durante o evento, diversas ações devem ocorrer dentro das escolas municipais, que serão definidas por cada direção responsável e serão colocadas algumas poesias e poemas pela cidade para incentivar a leitura, além de  desafios que a Secretaria de Cultura e Turismo, lançará por meio da página da rede social “ Vinhedo Aqui Tem Mais Cultura”,  convidando os usuários a ler e fazer comentários. Um dos desafios consiste na elaboração de uma frase com três palavras sobre a importância da leitura para a sociedade. A frase que obtiver mais curtidas ganhará um prêmio que será entregue no dia 22 de abril. O outro desafio consiste em o usuário postar uma filmagem dele lendo um texto, poema ou poesia, desafiando mais cinco amigos a fazer o mesmo, e postar na rede social com a hashtag#semanadaleituravinhedo.

    No dia 17 de abril, às 10h, acontece a abertura oficial do evento na Praça Sant´Ana, e ocorrerá  contação de história com a diretora Cláudia Carpanzano e alunos da Escola Municipal Antonio do Canto, como também intervenções cênicas, que  consistem em três alunos, de cada arte educador da Oficina Cultura de Teatro, projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura, que estão sendo ensaiados e preparados para tal. Haverá também as leituras e declamações por atores das Oficinas Culturais de teatro, que no local, por meio de improviso, vão recitar poesia ou uma leitura de algum texto. Também haverá distribuição de livros, cerca de 2 mil exemplares, e distribuição de poesias. Na parte de tarde, às 15h, ocorrerá um bate papo com o escritor Roberto Salgado na Livraria Nobel, localizada no Centro da cidade.

    O destaque do evento será no dia 18 de abril, com a realização de uma atividade que vai abranger diversos locais da cidade. Chama-se o “Desafio da Leitura”, que propõe que estabelecimentos, escolas, instituições e Centros Culturais invistam apenas 30 minutos do dia em leitura. Na parte da tarde, às 15h, na Livraria Nobel, será realizado o bate papo com a escritora Simone Pedersen.

    Nos dias 19 e 20 de abril, serão realizadas diversas intervenções cênicas, em restaurantes, postos de saúde, bancos, entre outros locais da cidade. No dia 19, às 15h, bate papo com o escritor Marco Nardelli na Livraria Nobel. No mesmo local e horário, no dia 20, acontecerá o bate papo com a escritora Daniela Rosa.

    O enceramento do evento, que será realizado no sábado, dia 22 de abril, às 10h, na Praça Sant’Ana, contará com a presença de alunos das escolas municipais, com atividade de contação de história, como também oficinas com professores das Oficinas Culturais. O microfone aberto será um espaço para a população recitar poesias e textos. Também haverá continuação da distribuição de livros e poesias e a doação de lápis ornamentados feitos pelos artesãos de Vinhedo. A partir das 10h, ocorre na livraria Nobel o bate papo com os escritores Jorge Lemos, Silvia Regina C.L e Leila Rego.

    Programação geral da Semana de Incentivo a Leitura

    Desafios nas redes sociais

    17/04 – Abertura oficial na Praça de Sant’Ana , às 10h:

    – Contação de História com a diretora Cláudia e alunos da EM Antonia do Canto e alunos

    – Leitura e declamações por atores do projeto Oficinas Culturais

    – Intervenções cênicas recitação de poesias e textos por atores das Oficinas Culturais

    – Distribuição de cerca de 2 mil livros

    – Distribuição de poesias

    18/04 –“Desafio da Leitura” – Todos os estabelecimentos, escolas, instituições, Centros Culturais deverão investir 30 minutos deste dia, em leitura.

    -Bate Papo com a escritora Simone Pedersen, na Livraria Nobel, às 15h.

    19 e 20 /04- Intervenções cênicas, recitação de poesias e textos por atores das Oficinas Culturais em restaurantes, postos de saúde, bancos e outros locais.

    19/04- Bate Papo com o escritor Marco Nardelli, na Livraria Nobel, às 15h.

    20/04- Bate Papo com a escritora Daniela Rosa, na Livraria Nobel, às 15h

    22/04 – Encerramento na Praça Sant’Ana, às 10h, conta com a participação de alunos da Rede Municipal:

    – Contação de História

    – Realização de oficinas com os professores das Oficinas Culturais

    – Microfone aberto, espaço aberto para a população  recitar de poesias e textos

    – Distribuição de livros

    – Distribuição de poesias

    – Doação de lápis ornamentados realizados pelos artesãos de Vinhedo

             – Bate Papo com os escritores Jorge Lemos, Silvia Regina C.L e Leila Rego, na Livraria Nobel, às 15h