Prefeitura de Vinhedo

  • Prefeito

    + Notícias

    Prefeito Jaime Cruz abre a Semana de Incentivo à Leitura de Vinhedo

    Nesta terça-feira, dia 18, haverá o “Desafio da Leitura”, que abrangerá diversos locais da cidade.






    IMG_0439

    Nesta segunda-feira, dia 17, o Prefeito Jaime Cruz abriu oficialmente a Semana de Incentivo à Leitura. A solenidade ocorreu na Praça Sant´Ana. Também estiveram presentes a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Claudinéia Vendemiatti Serafim, o secretário de Educação, Gil Lorenzon, e diversos vereadores representando o Legislativo Municipal.

    O Prefeito Jaime Cruz enalteceu a importância do hábito da leitura não apenas na vida das crianças e adolescentes, mas de todas as pessoas. “Ver as livrarias cada vez mais cheias é um grande prazer, mostra que os brasileiros estão se apegando à leitura. E nós vamos dar a nossa contribuição, pois através a leitura faz a pessoa crescer no aprendizado, desenvolver a memória e melhorar sempre o vocabulário”, comentou. Os secretários Claudineia Vendemiatti e Gilberto Lorenzon também falaram sobre a importância dos livros e da leitura.

    O evento organizado pela Prefeitura de Vinhedo, por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, com apoio da Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências (AMLAC) e da Livraria Nobel, reuniu nesta segunda-feira, na Praça Sant’Ana, os alunos da Centro de Educação Infantil (CEI) Peter Pan e das Escolas  Municipais Claúdio Gomes; Integração; e  Antonio do Canto e Silva Cordeiro, da qual a própria diretora, Cláudia Carpanzano, realizou junto aos alunos a contação de histórias, levando todos os presentes para o universo lúdico. Ocorreram também intervenções cênicas e as declamações dos  atores das Oficinas Culturais de teatro, além da distribuição de livros e poesias.

    Na parte da tarde, às 15h, ocorrerá um bate papo com o escritor Roberto Salgado na Livraria Nobel, localizada no Centro da cidade.

    Nesta terça-feira, dia 18 de abril, terá uma novidade no evento, com a realização de uma atividade que vai abranger diversos locais da cidade. Chama-se o “Desafio da Leitura”, que propõe que estabelecimentos, escolas, instituições e Centros Culturais invistam apenas 30 minutos do dia em leitura. Na parte da tarde, às 15h, na Livraria Nobel, será realizado o bate papo com a escritora Simone Pedersen.

    Com o tema “Alimente-se de Leitura”, a semana tem como objetivo estimular o cidadão a conhecer e se aventurar pelo universo da leitura e desenvolver ações mais efetivas sobre a importância do hábito de ler.

    Durante esta semana, diversas ações devem ocorrer dentro das escolas municipais, que serão definidas por cada direção responsável e serão colocadas algumas poesias e poemas pela cidade para incentivar a leitura, além de desafios que a Secretaria de Cultura e Turismo, lançará por meio da página da rede social “Vinhedo Aqui Tem Mais Cultura”,  convidando os usuários a ler e fazer comentários. Um dos desafios consiste na elaboração de uma frase com três palavras sobre a importância da leitura para a sociedade. A frase que obtiver mais curtidas ganhará um prêmio que será entregue no dia 22 de abril. O outro desafio consiste em o usuário postar uma filmagem dele lendo um texto, poema ou poesia, desafiando mais cinco amigos a fazer o mesmo, e postar na rede social com a hashtag#semanadaleituravinhedo.

    Nos dias 19 e 20 de abril, serão realizadas diversas intervenções cênicas, em restaurantes, postos de saúde, bancos, entre outros locais da cidade. No dia 19, às 15h, bate papo com o escritor Marco Nardelli na Livraria Nobel. No mesmo local e horário, no dia 20, acontecerá o bate papo com a escritora Daniela Rosa.

    O enceramento do evento, que será realizado no sábado, dia 22 de abril, às 10h, na Praça Sant’Ana, contará com a presença de alunos das escolas municipais, com atividade de contação de história, como também oficinas com professores das Oficinas Culturais. O microfone aberto será um espaço para a população recitar poesias e textos. Também haverá continuação da distribuição de livros e poesias e a doação de lápis ornamentados feitos pelos artesãos de Vinhedo. A partir das 10h, ocorre na livraria Nobel o bate papo com os escritores Jorge Lemos, Silvia Regina C.L e Leila Rego.

    Programação geral da Semana de Incentivo a Leitura

    Desafios nas redes sociais

    17/04  Bate Papo com o escritor Roberto Salgado, na Livraria Nobel, às 15h

    18/04 –“Desafio da Leitura” – Todos os estabelecimentos, escolas, instituições, Centros Culturais deverão investir 30 minutos deste dia, em leitura.

    -Bate Papo com a escritora Simone Pedersen, na Livraria Nobel, às 15h.

    19 e 20 /04- Intervenções cênicas, recitação de poesias e textos por atores das Oficinas Culturais em restaurantes, postos de saúde, bancos e outros locais.

    19/04- Bate Papo com o escritor Marco Nardelli, na Livraria Nobel, às 15h.

    20/04- Bate Papo com a escritora Daniela Rosa, na Livraria Nobel, às 15h

    22/04 – Encerramento na Praça Sant’Ana, às 10h, conta com a participação de alunos da Rede Municipal:

    – Contação de História

    – Realização de oficinas com os professores das Oficinas Culturais

    – Microfone aberto, espaço aberto para a população  recitar de poesias e textos

    – Distribuição de livros

    – Distribuição de poesias

    – Doação de lápis ornamentados realizados pelos artesãos de Vinhedo

    – Bate Papo com os escritores Jorge Lemos, Silvia Regina C.L e Leila Rego, na Livraria Nobel, às 15h