Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Cultura e Turismo

    + Notícias

    Alunos das Oficinas Culturais realizam exposição itinerante de “Baús Cenográficos”

    Exposição de baús

    Os alunos de cenografia da Oficina Culturais, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, estão realizando a exposição itinerante de “Baús Cenográficos”. Os baús são trabalhados com diversos temas e materiais alternativos e impressionam pela aparência e pelos materiais com os quais foram feitos.

    “Valorizamos sempre os artistas de nossa cidade que participam de nossas Oficinas Culturais, dando um espaço para que possam divulgar seus trabalhos, apoiando para que se aprofundem com técnicas artísticas e cresçam profissionalmente”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    Os alunos do arte educador Márcio Santos, idealizador da exposição, desde de fevereiro, estão trabalhando para elaborar a exposição por meio de formação, recebendo aulas de introdução à cenografia e a arte da cenotécnica, além da compreensão da importância da criação dos elementos cenográficos na produção de um espetáculo.

    A confecção dos baús cenográficos foi realizada com 80% materiais recicláveis, tais como: papelão, papel, peças plásticas, PETs, retalhos de tecidos, partes de bijuterias, entre outros. Nestes materiais foram aplicadas diversas técnicas, também aprendidas pelos alunos, que são pintura, texturização, envelhecimentos, aquarela, colagens, matização, dentre outras.

    Para a vice-prefeita e secretaria de Cultura e Turismo, Claudineia Vendemiatti, é importante  incentivar e expor a produção dos  alunos em um segmento que necessita de profissionais. “  A importância primordial é que haja sempre uma continuidade no processo da evolução artística e pessoal e acima de tudo, neste segmento artístico – a cenotécnica – que carece de profissionais”.

     A exposição vai até o dia 28 de abril no salão do Centro Cultural Eng. Guerino Mário Pescarini, no Centro. Em maio a exposição será montada no Centro Cultural da Capela na primeira semana e na segunda quinzena no Centro Cultura da Vila João XXII.

    O Centro Cultural Eng. Guerino Mário Pescarini fica na Monteiro de Barros, nº 101, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. E de sábado das 9h à 12h. O Centro Cultural da Capela ficana Rua José Ferragut, nº 31, Jardim Bela Vista. O horário de funcionamento é  de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já o Centro Cultural Vila João XXIII está localizado na Rua Papa Pio XII, s/n, Vila João XXIII. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

    Exposição baús 2