Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Prefeito

    + Notícias

    Prefeito acompanha últimos detalhes para início da vacinação contra febre amarela em área rural de Vinhedo

     profissionais vacina febre amarela (3)

    O prefeito Jaime Cruz esteve na Secretaria de Saúde nesta quinta-feira, dia 20, para acompanhar com o secretário da pasta, Alexandre Viola, os últimos detalhes do planejamento técnico para início da vacinação contra febre amarela, que será realizada neste feriado prolongado, na área rural de Vinhedo.

    A ação é inédita na cidade e segue orientações do Governo do Estado de São Paulo, uma vez que Vinhedo passou a fazer parte da chamada ‘área ampliada’, ou seja, não tem casos de febre amarela confirmados no município nem em cidades vizinhas, mas há registros em municípios próximos, como Campinas.

    “Agradeço as equipes que se propuseram a trabalhar neste feriado, para esta atividade que tem uma finalidade tão importante, que é proporcionar o acesso à vacina às pessoas que vivem nas áreas rurais da cidade”, disse o prefeito Jaime Cruz.

    Será a primeira vez que a cidade de Vinhedo irá realizar uma atividade de vacinação itinerante, percorrendo diversos bairros da cidade para imunizar a população que vive em áreas consideradas vulneráveis.

    A vacinação será feita em sítios e chácaras dos bairros Caixa D’Água, Monte Alegre, Santa Cândida e Moinho, definidos pelo Plano Diretor Municipal como áreas rurais, das 9h às 16h, nestes três dias.

    Serão quatro equipes de trabalho, divididas por bairro, composta por seis profissionais cada, entre elas enfermeiros, técnicos de enfermagem, motorista e anotadores de informações. Durante o trabalho, eles estarão identificados com crachá e jalecos específicos e com veículo oficial.

    A proposta é vacinar em três dias cerca de 2.700 pessoas que residem nestas localidades. Dependendo da cobertura vacinal, será necessário estender o prazo.

    O planejamento de toda essa ação está sendo enviado à Diretoria Regional da Secretaria de Estado da Saúde, para o encaminhamento das doses necessárias para a vacinação.

    Vinhedo pretende vacinar os demais moradores depois que terminar a imunização na zona rural, com campanha nas Unidades Básicas de Saúde. Essa ação, no entanto, depende da disponibilidade da vacina por parte do Estado, que é quem faz a distribuição.

    profissionais vacina febre amarela (2)