Prefeitura de Vinhedo

  • Cultura e Turismo

    + Notícias

    Atividades do encerramento da Semana de Incentivo à Leitura reúnem grande público na Praça Sant´Ana

    DSC_0348

     

    Animação não faltou no encerramento da Semana de Incentivo à Leitura, que foi realizado neste sábado, dia 22,na Praça Sant´Ana. O evento teve a presença de grande público. Cerca de 1.500 pessoas passaram pelo local, a maioria sempre em família, que prestigiaram as apresentações dos alunos das Oficinas Culturais, contação de história com Cris Santana, distribuição de livros e se divertiram com a apresentação do Xaropinho, do Programa do Ratinho, junto com o palhaço.

    A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo Claudineia Vendemiatti, participou do evento, representando o prefeito Jaime Cruz. Durante o evento, foi realizada a premiação dos dois vencedores do desafio da rede social, que consistia na elaboração de uma frase com três palavras sobre a importância da leitura para a sociedade. As frases que obtiveram mais curtidas ganharam o prêmio.

    Também ocorreram oficinas com os professores das Oficinas Culturais, distribuição de poesia, poemas e 500 lápis ornamentados feitos pelos artesãos de Vinhedo. Ao todo, durante a semana da leitura, foram doados 3 mil livros, 2 mil poemas e poesias.

    No mesmo horário do evento, ocorreu na livraria Nobel o bate papo com os escritores Jorge Lemos, Silvia Regina C.L e Leila Rego.

    A Semana foi organizada pela Prefeitura de Vinhedo, por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, com apoio da Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências (AMLAC) e da livraria Nobel, nos dias 17, 18, 19, 20 e 22 de abril. Durante esta semana, diversas ações de incentivo à leitura foram realizadas. Nas escolas municipais, diversas atividades foram realizadas, desafios de redes sociais, contação de histórias, intervenções cênicas, distribuição de livros e poesias, declamações dos  atores das Oficinas Culturais de teatro e bate papos com alguns escritores na livraria Nobel.  E foram colocadas algumas poesias e poemas pelos ônibus da cidade para incentivar a leitura.

    Um dos destaques do evento foi promovido na última terça-feira, dia 18 de abril, com a realização do “Desafio da Leitura”, que fez com que diversos estabelecimentos, escolas, instituições e Centros Culturais investissem 30 minutos do dia em leitura.  O evento integrou parte da programação especial em comemoração aos 68 anos de Vinhedo.