Prefeitura de Vinhedo

  • Esportes e Lazer

    + Notícias

    Parceria entre Prefeitura e site esportivo facilitará a organização das informações dos campeonatos locais

    site

     

    Uma parceria entre a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, e o site esportivo www.esportes.co, que já começa a ser colocada em prática, de forma experimental, deverá diminuir significativamente o trabalho de organização das informações dos campeonatos municipais, bem como facilitar a divulgação dos dados relativos às equipes, atletas e competições, uma vez que dirigentes, jogadores e a população em geral poderão acompanhar as atualizações praticamente em tempo real.

    “Tenho conversado com frequência com os secretários municipais a respeito da importância dessas parcerias, pois iniciativas como esta trazem redução de custos na Administração Pública e também permitem, como neste caso, que uma ferramenta tão democrática e popular, como a internet, de forma inovadora, facilite a vida dos esportistas que participam das competições que organizamos”, salientou o prefeito Jaime Cruz.

    O novo sistema já está sendo utilizado no Campeonato de Futebol Amador da Série Ouro, porém, conforme explicou o secretário Adriano de Souza, a ideia é que seja implantado em todas as competições organizadas pela pasta. O jogo inaugural com o sistema foi exatamente a abertura da competição, no último dia 20, quando o Unidos do Barril bateu o Mossoró pelo placar de 2 a 1. As demais partidas da primeira rodada do campeonato também foram atualizadas automaticamente pelo sistema.

    Em tempo real, por meio do link http://www.esportes.co/times/copa.php?id=86 ,  o site traz a classificação, saldo de gols, artilharia e defesa menos vazada. Se alguém quiser saber detalhes de uma determinada partida, é só clicar no link do jogo e acessar uma área onde poderão constar até mesmo vídeos e informações relativas à súmula, como cartões amarelos e vermelhos, e a identificação de quem marcou os gols. Em outro local, o internauta pode clicar em determinado time e ter todas as informações a ele relativas, como relação dos jogadores, com direito a fotos, posição da equipe e pontos. Haverá até avaliação dos jogadores.

    De acordo com o secretário Adriano de Souza, atualmente, na segunda-feira, diversos funcionários da Secretaria de Esportes fazem o trabalho praticamente manual de organização e tabulação dos dados dos campeonatos, por meio das súmulas das competições do final de semana. Com o modelo proposto, com custo zero para a Prefeitura, esses dados serão atualizados automaticamente durante as partidas, gerando economia de tempo e de pessoal.

    Conforme salientou o secretário, o responsável pelo site está criando um link específico para acesso aos dados da Série Ouro do Amador de Vinhedo. Por enquanto, os dados podem ser acessados através do portal. “É uma parceria muito interessante. No site, há uma área específica para os dirigentes, outra para anotadores e árbitros e uma que é pública. A proposta é que, em breve, esse sistema seja levado para as demais competições, de forma que o mesário, ao invés de súmula, utilize um tablet e faça a atualização dos dados em tempo real já durante o jogo”, explicou.