Prefeitura de Vinhedo

  • Obras

    + Notícias

    Nova Unidade de Saúde de Vinhedo está em construção na Capela

    Local será o primeiro a receber o programa Estratégia Saúde da Família






    IMG_6148

    Está em construção na Capela a nova Unidade de Saúde de Vinhedo. Ela funcionará ao lado do Complexo Educacional Norberto Elias, na Rua Agenor de Matos, na Vila Garcez.

    O pedido de construção de uma nova unidade na Capela foi intensificado pelo prefeito Jaime Cruz, quando assumiu a Prefeitura de Vinhedo, em 2014. A obra é financiada com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento; licitada e executada pelo Governo do Estado e, depois de concluída, será entregue ao município de Vinhedo.

    A nova Unidade de Saúde está inserida no programa do governo – UBS 2. Terá 819 metros quadrados de área construída e será composta por duas salas de espera, recepção, fraldário, sanitários masculino, feminino e adaptados, nove consultórios para atendimento de pacientes sendo um odontológico, sala de curativo, sala de vacina, sala de inalação, sala de coleta laboratorial, sala de atividade coletiva, sala de trabalho para agendes comunitários, sala de dispensação e estoque de medicamentos, sala de observação para três leitos com banheiro, sala de prontuário, sala administrativa, sala de trabalho para agentes comunitários, sala de expurgo, sala de lavagem e desinfecção química, sala de esterilização, sala para descarte de resíduos, área de esterilização, almoxarifado, copa, espaço coberto para atividade e playground.

    A unidade será a primeira de Vinhedo a receber o programa Estratégia de Saúde da Família – ESF, do Ministério da Saúde.

    Para o prefeito Jaime Cruz, a nova unidade será importante para ampliar o acesso da população da Capela a serviços de saúde no próprio bairro. Investimos na entrega da Nova Santa Casa no ano passado e agora trabalhamos em importantes ações preventivas para garantir a saúde da população. Com o programa Estratégia Saúde da Família teremos uma equipe multiprofissional que desenvolverá ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças, além da manutenção da saúde da comunidade”, explicou o prefeito Jaime Cruz.

    Segundo explicou o secretário de Saúde, o médico Alexandre Viola, o programa Estratégia Saúde da Família tem como objetivo redirecionar o modelo de saúde no país, fortalecendo a atenção básica à saúde dos pacientes, por meio de uma equipe multiprofissional atuando em ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças, sempre com foco na saúde da comunidade.

    Cada equipe de ESF será composta por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Nesta composição, também estão previstas equipes de saúde bucal com cirurgião dentista, auxiliar e técnico de saúde bucal. O Agente Comunitário de Saúde terá um papel importante na educação em saúde, atuando principalmente na promoção e prevenção.

     “A Secretaria de Saúde irá desenvolver um processo de territorização e mapeamento da área de atuação das equipes, avaliar os dados demográficos e epidemiológicos locais, além de identificar grupos, famílias e indivíduos, atendendo, desta maneira, as necessidades da população da localidade”, explicou o secretário de Saúde.

    O modelo da ESF busca favorecer a aproximação da unidade de saúde das famílias; promover o acesso aos serviços, possibilitar o estabelecimento de vínculos entre a equipe e os usuários, a continuidade do cuidado e aumentar a capacidade de resolutividade dos problemas de saúde mais comuns.