Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Transportes e Defesa Social

    + Notícias

    Durante o Maio Amarelo, Prefeitura promove ações de conscientização com estudantes, pedestres e motoristas

    IMG_6513

    Em apoio à campanha Maio Amarelo, a Prefeitura de Vinhedo, por meio das secretarias de Transportes e Defesa Social e de Educação, em parceria com o DETRAN, promoverá até o final do mês uma série de ações cujo objetivo é levar conscientização sobre o trânsito a estudantes, pedestres e motoristas.

    “A conscientização é sempre o melhor caminho, porque você faz com que as pessoas entendam que um trânsito mais seguro é responsabilidade de todos, tanto motoristas como pedestres. E quando cada um entende o seu papel, o resultado é sempre positivo”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    A partir desta quarta-feira, 10, até o final do mês, a Secretaria de Transportes e Defesa Social, por meio da equipe Patrulheiro Amigo da Escola (PAE), divisão da Guarda Civil Municipal, será apresentado em diversas escolas infantis um teatro de fantoches para trabalhar a conscientização sobre o trânsito com as crianças.

    Nesta terça-feira, 9, o prefeito Jaime Cruz esteve na Secretaria de Transportes e Defesa Social para conhecer a programação. Na oportunidade, foi recebido pelo secretário Junior Vendemiatti, que explicou como serão as ações. Na ocasião, acompanhou também os preparativos para o teatro de fantoches que, de forma lúdica, será encenado nas escolas para que as crianças aprendem sobre trânsito.

    Já para diversas escolas de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), serão promovidas palestras sobre o tema. Além disso, a Secretaria de Transportes e Defesa Social, em parceria com o DETRAN, fará a distribuição de material informativo em semáforos da cidade.

     

    O Amarelo

    A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

    A meta é reduzir 50% dos acidentes de trânsito em todo o mundo. Também em maio acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela.