Prefeitura de Vinhedo

  • Educação

    + Notícias

    Prefeitura prossegue com ações na Educação que aproximam os pais das escolas

    A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação, prossegue com importantes iniciativas cujo objetivo é aproximar cada vez mais as famílias das escolas. Durante todo o ano, as unidades de ensino da Rede Municipal são incentivadas a promover ações com os pais e responsáveis pelas crianças. 

    “A escola é uma extensão da casa das crianças e a participação da família no processo educacional é fundamental. Nós incentivamos para que as escolas promovam eventos em família, para que os pais ou responsáveis pelas crianças possam conhecer o ambiente onde os filhos recebem o aprendizado escolar. Isso faz toda diferença no futuro das crianças”, comentou o prefeito Jaime Cruz.  

    “Essa interação é fundamental e torna o processo educacional mais completo e eficaz, melhorando e muito a capacidade de aprendizado das nossas crianças”, completou o secretário de Educação, Gilberto Lorenzon.  

    Seguindo essa orientação, no último sábado, 6, o CEI Pedrinho, localizado no Vida Nova I, promoveu um encontro onde os alunos e seus familiares, juntos, tiveram a oportunidade de vivenciar, conhecer e compartilhar um pouco da cultura do grupo indígena Kariri Xocó, de Alagoas.  

    O encontro teve como objetivo, também, garantir experiências que propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras, seguindo, inclusive, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 

    No evento, o cacique ensinou que na cultura indígena todos são responsáveis por todas as crianças, visando a busca de um mundo melhor. Em agradecimento, ao final do encontro, a escola ofereceu um café da manhã a todos os presentes.  

    Também no sábado, 6, a Escola Municipal Professor André Franco Montoro promoveu o ‘O Dia da Família na Escola’, com o objetivo de aproximar a escola e a comunidade.  

    O evento teve início com um café da manhã. Em seguida, ocorreram homenagens às famílias e apresentações que contaram com declamações de poesias e textos produzidos pelos alunos, apresentação de coral composto por alunos e professores e apresentação de banda musical composta por alunos.  

    Em prol da formatura dos 9° anos, havia uma barraca de vendas de doces caseiros, além de outras iniciativas. Esses mesmos alunos coordenaram uma sala de jogos para crianças. No pátio, foram expostos trabalhos realizados pelos alunos dos diversos anos abordando os temas ‘Família’, ‘Aniversário de Vinhedo’, ‘Dia das Mães’ e ‘Maio Amarelo’, que visa a conscientização para um trânsito mais seguro para Vinhedo.  

    No período da tarde ocorreu o tradicional bingo. As comemorações se estenderam até as 16h. Além destas escolas, o CEI Saci-Pererê também promoveu, no sábado, ações voltadas aos estudantes e familiares.