Prefeitura de Vinhedo

  • Prefeito

    + Notícias

    Prefeito Jaime Cruz participa de encontro da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário

    20170518_100644
    Prefeito Jaime Cruz com o deputado João Caramez

     

    O prefeito Jaime Cruz participou nesta quinta-feira, 18, na Assembleia Legislativa, em São Paulo, do encontro da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM), que tratou do projeto do Trem Intercidades (TIC), que ligará Americana a São Paulo, e percorrerá 135 quilômetros, com parada em Vinhedo.

    Essa frente parlamentar é presidida pelo deputado João Caramez. O prefeito Jaime Cruz compôs a mesa e participou de forma ativa das discussões.

    Durante o encontro, Guilherme Quintella, presidente da Estação da Luz Participações (EDLP), foi o responsável pela exposição do tema ‘Trem Intercidades – TIC’. Guilherme, que esteve com o prefeito Jaime Cruz no início do ano, quando foi confirmada a implantação do trem intercidades, fez deferência ao prefeito Jaime Cruz, único chefe de Executivo presente.

    Guilherme citou o prefeito vinhedense pelo apoio que vem dando ao projeto da volta do trem de passageiros à região de Campinas, que possibilitará, por esse meio, a interligação de Vinhedo com os municípios da região e com São Paulo, por ter abraçado essa causa tão importante para a mobilidade e para a economia da região.

    “O Trem Intercidades é uma conquista para a cidade de Vinhedo, pois trará comodidade aos vinhedenses, que poderão se locomover rapidamente a capital e a região da RMC. Além disso, essa implantação tão esperada trará investimentos para Vinhedo e região. Todos temos a ganhar”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

     

    O projeto

    O Intercidades, na região de Campinas, terá prioridade, pois tem demanda estimada de 60 mil usuários. O custo estimado de investimento será de cerca de R$ 5,4 bilhões, por meio de Parceria Público/Privada. O percurso vai ligar Americana a São Paulo, e sairá de Americana, passará por Nova Odessa, Sumaré, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí e chegará à capital paulista. O trem terá velocidade média de 120km/h.

    Ao todo, o Trem Intercidades (TIC) percorrerá 431 quilômetros de ferrovia, já que a região de Campinas será interligada a São Paulo e outros ramais do Vale do Paraíba e Baixada Santista. O projeto todo terá investimento previsto de R$ 20 bilhões.

    Somadas, as regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo, Santos, São José dos Campos e Sorocaba respondem por 53% da frota estadual de veículos e 63% de toda a população do Estado de São Paulo. Essas regiões possuem fluxo contínuo entre elas, principalmente entre a região de São Paulo e demais.

    20170518_103531