Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Prefeito

    + Notícias

    Prefeito Jaime Cruz participa de evento de tecnologia em Curitiba e expõe modelo vinhedense de Cidade Digital

    Avanços desenvolvidos no setor no município nos últimos anos foram apresentados em uma plenária






    20170523_104044

    O prefeito Jaime Cruz participa nesta terça-feira, 23, do SmartCity Business America Congress & Expo 2017, evento sobre tecnologia da informação que ocorre na cidade de Curitiba. O prefeito está acompanhado do secretário de Administração, Gustavo Mattos, e do diretor de TI da Prefeitura de Vinhedo, Clemerson Costa.

    “Somos uma das cidades mais modernas do país no que diz respeito à tecnologia, que traz grandes avanços não somente no atendimento à população, mas também para a gestão da nossa cidade. Viemos apresentar o caso de Vinhedo, que é considerado um modelo para o país, com o objetivo de atrair investimentos”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    O prefeito Jaime Cruz participa do evento a convite do deputado federal Vitor Lippi, presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio às Cidades Inteligentes, e do presidente do Instituto Smart City Business America, Leopoldo de Albuquerque.

    Nesta terça-feira, pela manhã, o prefeito Jaime Cruz foi um dos expositores de uma plenária sobre as principais ações do gestor público na área de Cidades Digitais, trazendo em destaque as ações já realizadas e em andamento na cidade. Na oportunidade, apresentou aos participantes um vídeo com algumas das principais ações da Prefeitura de Vinhedo neste setor.

    Ainda pela manhã, o prefeito Jaime Cruz participou de um encontro com diretores e técnicos do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações sobre linhas de convênios e projetos para investimentos na área de Smart Cities, principalmente na legislação da parceria público-privada para o Plano Nacional Internet das Coisas.

     

    Vinhedo como modelo

    Com um modelo inovador de Cidade Digital implantado há 8 anos, a Prefeitura de Vinhedo conseguiu facilitar a vida dos vinhedenses, tornando disponíveis os serviços públicos em diferentes canais de atendimento. O projeto Soluções Integradas Municipal- SIM Vinhedo Digital – foi criado para ser uma avançada rede tecnológica de serviços à população, de melhoria contínua na gestão governamental e para inclusão digital dos cidadãos, permitindo levar a mais de 80% dos moradores, acesso gratuito ao sinal de internet na cidade.

    Os objetivos desta proposta são garantir o direito de acesso de todos os cidadãos aos dados e informações públicas, de forma ágil e fácil, e a utilização dos meios digitais para melhorar a distribuição de serviços públicos para todos os cidadãos.

    Em Vinhedo, a inclusão digital a partir da oferta do acesso gratuito ao sinal de internet aos moradores é feita pela Infovia Municipal, da Prefeitura de Vinhedo, que compreende estrutura física composta por aproximadamente 80 quilômetros de cabeamento de fibra óptica e por cerca de 70 estações para transmissão de sinal via rádio na cidade. Esta estrutura também é a que, hoje, interliga todos os prédios públicos e de atendimento aos moradores numa rápida e segura rede de transmissão de dados.

    Hoje, por meio do SIM, Prefeitura de Vinhedo proporciona 14 serviços aos vinhedenses, entre eles, o SIM Empresa Fácil, que facilita o processo de abertura de empresas e que garantiu a Vinhedo o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae-SP nas duas últimas edições do evento; o SIM Educação, onde é possível solicitar a inscrição de crianças aos Centros de Educação e o transporte universitário gratuito, bem como acompanhar as notas e controle de presenças dos estudantes; o SIM Saúde, com marcação de consultas em clínica básica pela internet; o cadastro ao uso das piscinas municipais e às modalidades esportivas e culturais oferecidas de graça pela Prefeitura; e cadastro habitacional; cadastro para acesso gratuito à internet, entre outros serviços.

    A Central SIM Vinhedo Digital foi criada para ser o local físico no qual os moradores podem solicitar os diversos serviços disponíveis e compreendidos dentro da ação SIM Vinhedo Digital.

    O Cadastro Técnico Municipal (CTM) é o banco de dados oficial da cidade e que foi criado pela Prefeitura para unificar todas as informações relacionadas aos moradores e aos serviços públicos. A partir deste banco de dados, tornou-se possível ao Poder Executivo municipal concentrar com mais eficiência as informações dos munícipes e de forma mais confiável, atestada e única. O uso do banco de dados também faz com que a Prefeitura otimize o tempo de atendimento ao morador em todos os serviços públicos disponíveis.

    É na Central SIM Vinhedo Digital que os moradores podem efetuar o Cadastro Único do Cidadão (CUC), que representa o conjunto de dados que identifica cada pessoa domiciliada em Vinhedo, e receber o Cartão Cidadão, para acessar e solicitar diversos serviços públicos.

    Por conta desse avanço tecnológico, representantes de outros municípios têm visitado Vinhedo com bastante frequência para colher informações. No final do ano passado, a equipe do atual prefeito de São Paulo, João Dória, esteve em Vinhedo para conhecer os serviços oferecidos pela Central SIM e as facilidades que ela proporciona à população, com um atendimento mais ágil e eficiente.

    Por conta desse trabalho inovador, a Prefeitura e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações estão dialogando sobre a possibilidade de Vinhedo se tornar município piloto no Plano Nacional Internet das Coisas, que está em fase de elaboração. O órgão federal se interessou em fazer da cidade uma plataforma em projetos de tecnologia relacionados à Iluminação Pública; Trânsito; Saúde (Vinhedo já avança em projetos como o prontuário eletrônico e computadores interligados nas UBSs), e Educação, com a possibilidade da utilização de tablets em sala de aula.

    Esse programa prevê um aporte financeiro nos próximos 15 anos de mais de R$ 130 bilhões.

    Também por conta desses avanços, Vinhedo sedia em setembro o I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista. O evento será promovido pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura, com objetivo de reunir prefeitos, gestores públicos de diversas áreas, vereadores, empresários, entidades e todas as pessoas interessadas em conhecer e dialogar sobre inovações que podem transformar as cidades, tornando o serviço público mais eficiente e melhorando a vida das pessoas.