Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Esportes e Lazer

    + Notícias

    Prefeitura de Vinhedo pretende colocar 25 mil pessoas praticando atividades físicas no Dia do Desafio

    Programação tem diversas atividades; toda a cidade está convidada a participar, seja em casa, no trabalho ou em qualquer local






    A Prefeitura de Vinhedo pretende colocar aproximadamente 25 mil pessoas para praticar algum tipo de atividade física na próxima quarta-feira, dia 31, quando a cidade participa do Dia do Desafio, numa disputa saudável contra o município venezuelano de Achaguas, para ver quem consegue colocar o maior percentual de moradores fazendo exercícios físicos.

    Vinhedo participa do evento por determinação do prefeito Jaime Cruz. As ações serão desenvolvidas por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, com apoio de outras pastas, como Educação e Saúde. “Precisamos incentivar sempre a prática de esportes, pois isso torna a nossa população mais saudável. Esse incentivo, tanto com as crianças, como para os adultos, é muito importante”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    Em 2016, Vinhedo venceu a cidade de Biruaca, da Venezuela. Na ocasião, o município mobilizou 20.216 pessoas, num percentual de 32% de população. No mesmo evento, Achaguas mobilizou 21.860 pessoas, 37% dos seus moradores. “Muito mais que vencer nosso adversário, o grande desafio de Vinhedo será superar nossa própria marca e mobilizar um número maior de cidadãos vinhedenses, envolvidos na ação”, salientou o secretário de Esportes e Lazer de Vinhedo, Adriano de Souza

    O Dia do Desafio foi criado nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.

    Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da Association For International Sport for All (TAFISA), com apoio da International Sport and Culture Association (ISCA) e da UNESCO e trata-se de uma realização das prefeituras. É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

    A realização do evento é de responsabilidade das prefeituras e as ações são desenvolvidas pelas secretarias municipais de Esportes, Educação e Saúde e apoio da comunidade em geral, como empresas, clubes, academias, igrejas e associações de bairros.

    Para participar é muito fácil e simples. Basta ficar atento à programação da cidade para o Dia do Desafio e escolher a atividade de no mínimo 15 minutos que vai participar. Neste dia, vale praticar qualquer tipo de atividade física como: caminhada, ciclismo, corrida, exercícios em empresas, gincanas, jogos, natação, entre outras modalidades.

    Posteriormente, é importante fazer o registro de sua atividade, informando a Secretaria de Esportes pelo fone 3846-7155, emails secretario.esporte@vinhedo.sp.gov.br e/ou pedro.esporte@vinhedo.sp.gov.br.  Vídeos, fotos e ações também poderão ser enviados via Whatsapp para 99122-0456 e 98324-2013.

     

    Programação

    O Dia do Desafio começará com uma atividade um tanto quanto inusitada. A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promoverá uma partida de futebol durante a madrugada no Campo da Capela. O jogo é livre para todas as idades e a confirmação da participação deve ser realizada até as 16h desta terça-feira, 30, pelo telefone 3846-7155 com Pedro Rosa e Fernanda Albino, coordenadores das ações do Dia do Desafio.

    O futebol da madrugada começará às 23h30 do dia 30 de maio, com previsão de término às 2h da madrugada do dia 31. Na atividade participarão pessoas que trabalham no segundo turno de diversas empresas, além de garçons, atendentes de supermercados, profissionais liberais, entre outros.

    A Secretaria de Esportes preparou outras atividades para o evento. No dia 31, às 8h, na Represa II, haverá um aulão funcional; às 15h, no Grupo Bem Viver da Terceira Idade, no São Matheus, haverá uma atividade de pilates; às 19h, na Praça Aurora Sudário, na Capela, com participação de diversas academias, haverá aulas de dança, zumba e ginástica. No mesmo horário, na cancha de malha, haverá um desafio, e na academia ao ar livre, que fica do lado, um professor dará orientações aos usuários.

    Também durante a noite, às 19h, no Campo do Canudos, vai ocorrer uma partida do Futebol Amador – Canudos e Santa Cândida – que foi adiada na semana passada por causa da chuva. No mesmo horário, no Campo da Vila João XXIII, será realizado o futebol da família, uma atividade entre os alunos de futebol das escolinhas de Esportes da Prefeitura e seus familiares.