Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Saúde

    + Notícias

    Procedimento obrigatório de pesagem dos beneficiários do programa Bolsa Família em Vinhedo deve ser feito até junho

    Vai até junho o prazo para o procedimento obrigatório de acompanhamento, medição e pesagem semestral dos vinhedenses beneficiários do programa Bolsa Família. A convocação é feita pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, de acordo com exigências do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome para a permanência da família no programa federal. 

    Segundo a Secretaria de Saúde o objetivo da convocação, que iniciou em janeiro e encerra no dia 23 de junho, é garantir o cumprimento do calendário de vacinação, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, o seguimento de consultas de pré-natal da gestante e da assistência pós-parto e a realização da vigilância nutricional. 

    Devem passar pelo procedimento, em qualquer Unidade de Saúde de Vinhedo, a pessoa responsável pelo recebimento do benefício e todos os seus dependentes. É necessário levar o cartão do programa Bolsa Família para registro do peso, além da carteira de vacinação de crianças menores de 7 anos para atualização e controle de pré-natal para  gestantes. A pesagem é feita na sala de enfermagem das Unidades de Saúde, no horário normal de funcionamento de cada posto. 

    As famílias que tiverem algum de seus membros com desnutrição ou sobrepeso serão encaminhadas para tratamento na Rede Municipal de Saúde. 

    No momento do procedimento é necessário apresentar o Cartão do Bolsa Família com o número do NIS – Número de Inscrição Social. 

    A falta do comparecimento de qualquer integrante das famílias acarretará no bloqueio do pagamento do benefício. O procedimento de pesagem é obrigatório e deve ser feito semestralmente. 

    O programa Bolsa Família beneficia famílias carentes com entrega de benefícios, de acordo com a renda mensal por pessoa e o número de crianças e adolescentes de até 17 anos.