Prefeitura de Vinhedo

  • Saúde

    + Notícias

    Vacinação contra a febre amarela prossegue em Vinhedo; 4° caso de morte de macaco pela doença foi confirmado

    Município teve neste ano dois casos suspeitos da doença em humanos, sendo que ambos foram descartados






    Com o objetivo de manter a população protegida contra a febre amarela, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, prossegue com a vacinação em massa em todas as Unidades de Saúde da cidade. Nesta quinta-feira, dia 1º, o município recebeu a confirmação do quarto caso de macaco morto pela doença.

    Trata-se de um bugio encontrado morto no dia 17 de maio no Bairro Monte Alegre. O resultado chegou hoje à Secretaria de Saúde, com confirmação de febre amarela. Agora são quatro registros, todos com bugios.

    Na última sexta-feira, 26, veio a confirmação do terceiro caso, de um primata encontrado morto no último dia 13 na região do Bairro Caixa D’Água.

    O primeiro caso, confirmado no dia 11, foi de um bugio encontrado morto também no Caixa D’Água no dia 27 de abril. Outro caso, confirmado no último dia 15, é de um macaco da mesma espécie que foi encontrado morto no dia 29 de abril na região do Paiol Velho. Os resultados foram emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz.

    Vale destacar que Vinhedo segue sem casos confirmados da doença nos últimos 30 anos. Neste ano, o município teve dois casos suspeitos da doença em humanos, sendo que ambos foram descartados

     

    Vacinação

    Desde que Vinhedo começou a imunização em massa, foram vacinadas 24.535 pessoas na cidade, com números atualizados até esta quarta-feira, 31; no ano, são 32.250 pessoas imunizadas e, desde o ano 2000, 74.520, número inclusive maior que a população atual do município.

    “São números que confirmam que grande parte da nossa população está imunizada contra essa doença. O pessoal das nossas Unidades de Saúde vem trabalhando incessantemente para que todos os moradores recebam a vacina para que a cidade continue livre dessa doença, uma vez que não temos casos confirmados em humanos nos últimos 30 anos”, salientou o prefeito Jaime Cruz.

    A vacinação está sendo realizada em todas as UBSs da cidade (Jd. Von Zuben, Vila João XXIII, Três Irmãos, Casa Verde e Centro Médico), das 9h às 16h, e na UBS Planalto e na Policlínica da Capela, até às 19h. A vacinação é por ordem de chegada. É importante que quem tenha a carteirinha de vacinação apresente o documento.

    vacinação gripe (2)