Prefeitura de Vinhedo

  • Prefeito

    + Notícias

    Prefeito Jaime Cruz participa da abertura da 1ª edição da Festa da Cultura e Tradições Nordestinas

    IMG_8846

    O prefeito Jaime Cruz prestigiou a abertura da 1ª edição da Festa da Cultura e Tradições Nordestinas, realizada no último final de semana no Parque Municipal Jayme Ferragut. O evento foi organizado por uma empresa particular, e contou com apoio da Prefeitura de Vinhedo.  

    A festa teve início na sexta-feira, 2, e prosseguiu até domingo, 4. A abertura oficial ocorreu durante a tarde de sábado, dia 3. Em seu discurso, o prefeito Jaime Cruz enalteceu os migrantes nordestinos pela contribuição que deram e continuam dando para Vinhedo, região e o Estado. “O povo do Nordeste, que ajudou a construir a nossa Capital, São Paulo. Ajudou a nossa cidade e a região”, comentou o prefeito Jaime Cruz. 

    Além do prefeito Jaime Cruz, participaram da abertura a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Vinhedo, Claudinéia Vendemiatti Serafim; os secretários municipais de Esportes e Lazer, Adriano de Souza; de Administração, Gustavo Mattos; de Serviços, Márcio Campos (Balú); de Meio Ambiente e Urbanismo, Adriano Corazzari; e os vereadores Nil Ramos (presidente da Câmara); Marcos Ferraz; Rui Nunes Macaxeira; Márcio Melle e Carlos Florentino.  

    O evento foi organizado pela empresa Markron, de propriedade do vereador Marcos Ferraz, seguindo o Decreto nº 18, de 20 de Janeiro de 2017, da Prefeitura de Vinhedo, que institui o Termo de Regulamento Geral de Uso do Parque Municipal Jayme Ferragut. Como contrapartida, a empresa organizadora doará materiais necessários para o dia a dia da Secretaria de Esportes e Lazer. 

    O evento teve shows de forró tradicional, pé de serra, apresentação de axé com academias da cidade, “forronejo”, apresentações culturais, de capoeira com um grupo local, um casal de atores com personagens de Lampião e Maria Bonita interagindo com o público e fazendo performances, e no domingo um Bonecão de Olinda como Lampião. Teve também praça de alimentação com pratos típicos, e espaço para artesões e produtores rurais do município.  

    A festa é também resultado da Lei Municipal Lei 3.749/17, dos vereadores Marcos Ferraz e Rui Nunes, sancionada recentemente pelo prefeito Jaime Cruz, que cria em Vinhedo a Semana Municipal da Cultura e Tradições Nordestinas. A proposta foi aprovada por unanimidade na Câmara. 

    Segundo Marcos Ferraz, a festa atraiu cerca de 8 mil pessoas, com um público notadamente familiar.  “A avaliação é que foi positiva, mas há falhas, claro, a gente reconhece, e vamos corrigir nas próximas. A ideia é fazer outras nos anos seguintes e ir melhorando a cada ano”, avaliou.

     IMG_8826 IMG_8931