Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Prefeito

    + Notícias

    Prefeito Jaime Cruz e grupo de vereadores visitam obras de creche e UBS na região da Capela

    Creche atenderá 150 crianças e a nova UBS será a primeira de Vinhedo a receber o programa Estratégia de Saúde da Família






    DCIM100MEDIADJI_0038.JPG

    O prefeito Jaime Cruz, acompanhado de um grupo de vereadores, visitou na última sexta-feira, 10, duas importantes obras que estão em andamento na região da Capela: o Centro de Educação Infantil que está em construção no Bairro Vida Nova III e a Unidade Básica de Saúde que está sendo erguida na Vila Garcez.

    Participaram da visita o presidente da Câmara, Nil Ramos, e os vereadores Carlos Florentino, Márcio Melle, Marcos Ferraz, Paulinho Palmeira e Rubens Nunes. Durante a visita à obra da creche, também estiveram presentes o secretário de Educação de Vinhedo, Gilberto Lorenzon, e a diretora pedagógica, Rosana Pó.

    “Sabemos da importância da Educação no desenvolvimento do ser humano e até no desenvolvimento do país. Em Vinhedo, nós investimos muito em Educação. Só pra lembrar, em 2014 e 2015, em dezembro, nós chegamos a zerar a fila de creche. Hoje reconhecemos que temos uma fila de crianças aguardando. Apesar da crise, apesar de todas as situações econômicas do país, nós estamos trabalhando. E nesta creche do Vida Nova III nós vamos colocar 150 crianças, bem cuidadas e com um olhar carinhoso e pedagógico”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    A construção da creche do Vida Nova III é executada por meio de parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo. Os trabalhos prosseguem com construção e concretagem de laje, instalação elétrica, hidráulica e rede de esgoto. Na sequência, terão início a colocação de esquadrias, revestimento de paredes interna e externa e colocação de piso.

    A unidade de ensino terá salas de atividades, berçário, fraldário, refeitório, sanitários infantis com área para banho, setor administrativo com secretaria, salas de diretoria, almoxarifado e área de serviços, depósito, lavanderia, cozinha e refeitório. A unidade está situada na Rua Aristóteles Mendes e atenderá crianças de zero a 3 anos de idade. Nos últimos 12 meses, 785 novas crianças foram chamadas para as creches municipais, mas a demanda é constante.

     

    UBS da Vila Garcez

    Na sequência, o prefeito Jaime Cruz e os vereadores estiveram na UBS que está sendo construída na Vila Garcez. “Temos ótimas unidades de Saúde. Temos nossa UPA, a Policlínica, mas não podemos parar. Temos que avançar. Aqui nós estamos construindo uma nova Unidade Básica de Saúde. Aqui, no ano que vem, nós vamos implantar a primeira equipe da Estratégia de Saúde da Família, pra começar a atender as pessoas em casa, e vamos começar pela Capela”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    Essa UBS funcionará ao lado do Complexo Educacional Norberto Elias, na Rua Agenor de Matos. A obra é financiada com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento; licitada e executada pelo Governo do Estado e, depois de concluída, será entregue ao município de Vinhedo.

    A nova Unidade de Saúde está inserida no programa do governo – UBS 2. Terá 819 metros quadrados de área construída e será composta por duas salas de espera, recepção, fraldário, sanitários masculino, feminino e adaptados, nove consultórios para atendimento de pacientes sendo um odontológico, sala de curativo, sala de vacina, sala de inalação, sala de coleta laboratorial, sala de atividade coletiva, sala de trabalho para agendes comunitários, sala de dispensação e estoque de medicamentos, sala de observação para três leitos com banheiro, sala de prontuário, sala administrativa, sala de trabalho para agentes comunitários, sala de expurgo, sala de lavagem e desinfecção química, sala de esterilização, sala para descarte de resíduos, área de esterilização, almoxarifado, copa, espaço coberto para atividade e playground.

    A unidade será a primeira de Vinhedo a receber o programa Estratégia de Saúde da Família – ESF, do Ministério da Saúde, programa que tem como objetivo redirecionar o modelo de saúde no país, fortalecendo a atenção básica à saúde dos pacientes, por meio de uma equipe multiprofissional atuando em ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças, sempre com foco na saúde da comunidade.

    Cada equipe de ESF será composta por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Nesta composição, também estão previstas equipes de saúde bucal com cirurgião dentista, auxiliar e técnico de saúde bucal. O Agente Comunitário de Saúde terá um papel importante na educação em saúde, atuando principalmente na promoção e prevenção.

    DCIM100MEDIADJI_0075.JPG