Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Prefeito

    + Notícias

    Em parceria com a Prefeitura, Vinhedo terá o 1° polo do INSS Digital do Estado de São Paulo

    Prefeito Jaime Cruz cobrava persistentemente do INSS a volta do atendimento no município para facilitar a vida dos vinhedenses






    IMG_9537

    As dificuldades geradas pelo fechamento do PrevCidade de Vinhedo em 2016, por conta de uma normativa do Governo Federal, estão prestes a ser resolvidas. Em visita ao município nesta terça-feira, 20, representantes do INSS anunciaram ao prefeito Jaime Cruz que Vinhedo poderá ser a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber uma agência digital do INSS.

    A notícia foi dada pelo superintendente regional do INSS em São Paulo, José Carlos Oliveira, e a gerente executiva do INSS – Jundiaí, Valéria Nicolassa Serbino, que conheceram toda a estrutura da Central SIM Digital Vinhedo, localizada no Centro, onde funcionará, em breve, o polo do INSS Digital.

    “Vinhedo vai ser o 1° polo do INSS Digital. Pra atender você que precisa do INSS. Você vai ser atendido aqui no município. É com parcerias assim que a gente constrói uma cidade pra você, vinhedense”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    “É um prazer estar aqui em Vinhedo. O prefeito tinha feito uma demanda a nós, que fizéssemos aqui uma agência da Previdência, e eu trouxe pra ele uma solução melhor que uma agência da Previdência, que é o INSS Digital. A partir da implantação do INSS Digital em Vinhedo, a Prefeitura poderá recepcionar os documentos e enviar virtualmente para o INSS. Se tudo estiver certinho, o cidadão será aposentado, vai receber o seu benefício”, explicou José Carlos Oliveira.

    Participaram do encontro desta terça-feira o presidente da Câmara, Nil Ramos, o vereador Márcio Melle, e o secretário de Governo, Edison Ruiz. Durante a visita à Central SIM Vinhedo Digital, o diretor de TI da Prefeitura de Vinhedo, Clemerson Costa, e a gerente de projetos, Renata Cardoso, explicaram em detalhes aos representantes do INSS o funcionamento da Central SIM Vinhedo Digital.

    José Carlos Oliveira salientou que o INSS Digital faz parte de um novo modelo de atendimento do órgão, utilizando a internet para facilitar o acesso e envio de informações. O próximo passo agora é estabelecer um acordo de cooperação técnica entre Prefeitura e INSS e viabilizar o início dos atendimentos assim que a Central SIM Vinhedo Digital dispor dos programas da Previdência.

    Em casos que demandem perícia médica, ainda haverá a necessidade de atendimento em outros municípios. Os demais serviços serão resolvidos em Vinhedo. Na prática, o cidadão dará entrada em determinada solicitação por meio da Central SIM, que enviará os documentos digitalizados ao INSS. Se tudo estiver correto, a solicitação é liberada. Se houver necessidade de acerto ou de mais documentos, o solicitante retorna à Central SIM para o complemento, que remete os dados novamente ao INSS.

    O atendimento do INSS em Vinhedo por meio do PrevCidade foi interrompido no primeiro semestre de 2016 após decisão do Governo Federal, por conta de uma Norma Técnica no Ministério do Planejamento que apenas autoriza o funcionamento de PrevCidade com servidores federais, e não mais municipais. Desde então, o prefeito Jaime Cruz permaneceu em contato com o órgão pela busca do retorno do atendimento em Vinhedo, inclusive com visitas à Previdência Social, em Brasília.

    IMG_9471