Prefeitura de Vinhedo

  • Prefeito

    + Notícias

    Prefeito participa de assembleia do Consórcio Intermunicipal do Aterro Sanitário de Várzea Paulista

    20170620_104950

    Na manhã desta terça-feira, 20, o prefeito Jaime Cruz, acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Adriano Corazzari, participou da assembleia do Consórcio Intermunicipal do Aterro Sanitária (CIAS) de Várzea Paulista. O encontro ocorreu no prédio da Prefeitura de Jundiaí. Na pauta, a eleição da diretoria do órgão, e também questões ligadas ao passivo do aterro, que está sem operação desde 2006.

    Além de Várzea Paulista, esse aterro atendia também as cidades de Vinhedo, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Jundiaí e Louveira. Hoje, esses municípios formam um consórcio que, mediante um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado junto à Cetesb e o Ministério Público, tem o compromisso de monitorar a emissão de chorume e gases no local até pelo menos 2026.

    Na reunião desta terça-feira, que manteve o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, como presidente do CIAS, o geólogo José Francisco Heitzmann Júnior elencou medidas preventivas e de manutenção realizadas no local a fim de evitar problemas à população do entorno, especialmente no que se refere ao controle dos gases gerados. Ele salientou que todas as medidas estão de acordo com o TAC.

    “Hoje é inimaginável você chegar com o caminhão e despejar o lixo a céu aberto. Não vou julgar os governantes da época. Quem somos nós para julgar. Mas é um compromisso assumido e que nós como prefeito temos que cumprir. É uma gestão que no mínimo mais dez anos nós temos o compromisso, compromisso com Várzea e com a região toda”, discursou o prefeito Jaime Cruz durante o encontro.