Prefeitura de Vinhedo

  • Transportes e Defesa Social

    + Notícias

    Grupo de moradores e comerciantes confere a eficiência do Centro de Monitoramento da Guarda Municipal de Vinhedo

    Na semana passada, em São Paulo, o prefeito Jaime Cruz recebeu o prêmio de melhor município do Brasil no quesito ‘Segurança’






    Na manhã desta quarta-feira, 28, moradores e comerciantes do município, que formam o grupo denominado ‘Vinhedo + Segura’, estiveram na sede da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social da Prefeitura. No local, tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (CICOM) da Guarda Municipal, que monitora todos os acessos do município e também as demais câmeras instaladas na cidade.

    Na ocasião, a pedido do prefeito Jaime Cruz, os cidadãos foram recepcionados pelo secretário de Transportes e Defesa Social, que explicou o funcionamento do CICOM, que, em conjunto com o trabalho dos guardas municipais, tem sido um forte aliado da Prefeitura de Vinhedo para a redução permanente no índice de criminalidade.

    “Pudemos constatar in loco os sistemas e as inúmeras câmeras em funcionamento, e observar que realmente possuímos uma ferramenta muito boa para o cuidado com a segurança da nossa cidade, pois contamos com um grupo bem treinado de guardas e defesa civil”, postou o grupo em sua página no Facebook após a visita.

     

    GGI

    Em Vinhedo, a segurança é tratada de forma integrada entre a Prefeitura, o Estado e a sociedade. Para reforçar essa união, no início deste ano, o prefeito Jaime Cruz criou o Gabinete de Gestão Integrada (CGI) da Segurança, definido por meio do Decreto Municipal 06/2017.

    Além da própria Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Defesa Social, o GGI reúne as polícias Civil e Militar, a Subseção Vinhedo da OAB e o Conselho Comunitário de Segurança de Vinhedo (Conseg). O Poder Judiciário e o Ministério Público também foram convidados a participar.

    O GGI é um órgão deliberativo, consultivo e executivo, que opera por consenso, sem hierarquia, respeitando a autonomia dos órgãos e instituições que o compõem. Entre as suas funções estão estabelecer um sistema de integração entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria Estadual de Segurança e a Administração Pública Municipal.

     

    Premiação

    Por conta de ações como essas e o resultado prático desse trabalho, Vinhedo recebeu na semana passada, durante o Connected Smart Cities 2017, um prêmio da Revista Exame como o melhor município no Brasil no quesito ‘Segurança’. O prefeito Jaime Cruz, acompanhado do secretário de Transportes e Defesa Social, Junior Vendemiatti, esteve em São Paulo para receber a premiação.

    O levantamento, realizado com base no estudo da consultoria Urban Systems, confirmou que Vinhedo tem um baixo índice de violência, com uma taxa média de homicídios por arma de fogo de 0,5 por 10 mil habitantes. Os gastos com segurança são de R$ 220,00 por habitante. Assim, Vinhedo conseguiu a melhor classificação entre todas as cidades brasileiras no ranking.