Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Saúde

    + Notícias

    Número de internações encaminhadas pela Prefeitura à Santa Casa de Vinhedo registra nova alta

    Aumento foi de 20,5% com relação aos quatro últimos meses de 2016 e é resultado de um estudo da gestão de leitos em tempo real determinado pelo prefeito Jaime Cruz






    O trabalho de gestão e análise de leitos desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Santa Casa de Vinhedo, segue dando resultados positivos por priorizar que o maior número de vinhedenses permaneça na própria cidade em casos de internações hospitalares. No 1° quadrimestre, o número de internações no hospital vinhedense foi recorde. 

    “Reabrimos a Santa Casa em abril do ano passado exatamente para dar condições aos vinhedenses de serem atendidos aqui no município. E é isso que vem ocorrendo. O hospital foi totalmente reestruturado, a UTI ampliada, bem como os Centros Cirúrgicos, neste ano abrimos a Unidade Neonatal. Tudo isso aumenta a capacidade de atendimento do hospital, tanto em quantidade, mas principalmente em qualidade”, comentou o prefeito Jaime Cruz. 

    De acordo com os dados apresentados em audiência pública no último dia 28, quarta-feira, na Câmara, pelo secretário de Saúde, Alexandre Viola, em audiência pública, no período de janeiro a abril deste ano, a Prefeitura encaminhou para a Santa Casa, via Sistema Único de Saúde (SUS), um total de 1.250 internações. O aumento foi de 20,5% com relação aos quatro últimos meses de 2016. 

    Esse número é bastante significativo, pois, no primeiro quadrimestre após a reabertura da Santa Casa (maio a agosto), determinada pelo prefeito Jaime Cruz em abril do ano passado, o hospital totalizou 785 internações encaminhadas pela Prefeitura. No quadrimestre seguinte, de setembro a dezembro de 2016, foram 1.037. E agora, em 2017, foram 1.250. 

    O aumento é resultado de um estudo da gestão de leitos em tempo real na Santa Casa, que teve início no mês de fevereiro, por solicitação do prefeito Jaime Cruz. Por ser a responsável por gerenciar todo o atendimento de urgência e emergência no município, por meio da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, a Prefeitura reforçou a prioridade da para as internações. Sendo assim, o paciente poderá permanecer na sua própria cidade até a alta hospitalar, proporcionando comodidade para ele e seus familiares, segundo explicou o secretário de Saúde de Vinhedo. 

    Vinhedo tem gestão plena na área da saúde e adota o sistema de pagar por serviço prestado. Desta maneira a Santa Casa de Vinhedo é priorizada na compra de serviços de saúde. Se um paciente necessitar de algum procedimento de alta complexidade que não é feito pela Santa Casa, como, por exemplo, transplante ou cirurgia cardíaca, o mesmo será direcionado ao hospital referência, por meio da Central de Regulação ou para os hospitais conveniados com o município. 

    Hoje, a Santa Casa conta com 72 leitos, destinados à pediatria, ala da maternidade e atendimento de pacientes adultos e psiquiatria, tanto do SUS – Sistema Único de Saúde, convênios médicos e particulares. O hospital segue mantendo índices acima de 70% de internações pelo SUS.

     

    UPA recebe pacientes SUS

    A UPA – Unidade de Pronto Atendimento – continua sendo a porta de entrada dos pacientes do SUS em Vinhedo, com funcionamento 24 horas. No local há uma equipe de regulação médica de urgência, responsável por verificar os casos dos pacientes individualmente.

    A UPA tem capacidade para atender pacientes em estados de emergência, que são direcionados à sala de urgência até a estabilidade para transferência ao hospital de referência, de acordo com o procedimento cirúrgico a ser realizado em cada caso.