Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Assistência Social

    + Notícias

    Prefeitura de Vinhedo e Paróquia São Francisco de Assis iniciam operação para acolher moradores de rua

    A partir desta segunda-feira, 17, até o dia 21 de setembro, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social, juntamente com a Pastoral dos Moradores de Rua da Paróquia São Francisco de Assis, da Vila João XXIII, promove a Operação Inverno, que tem como objetivo dar acolhimento às pessoas que se encontram em situação de rua no município.

    “É uma ação inédita na cidade. Vamos oferecer a essas pessoas que se encontram em situação de rua a oportunidade de pernoitar em um local com maior conforto, livre do frio desses dias de inverno. Agradecemos à Paróquia São Francisco de Assis por aceitar ser parceira da Prefeitura nesta ação”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    No período das 18h às 6h, os moradores de rua que concordarem com o serviço de acolhimento serão encaminhados para o salão paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, onde contarão com jantar e café da manhã, e também poderão pernoitar. O trabalho contará com apoio da Guarda Civil Municipal.

    “Estimamos que Vinhedo tenha entre 12 e 15 pessoas em situação de rua, que não são necessariamente pessoas que não têm onde morar, mas que acabam indo para a rua por diversos motivos, inclusive por conflitos familiares. O objetivo é atender essas pessoas, bem como aqueles moradores de rua que estiverem de passagem pelo município”, explicou o secretário municipal de Assistência Social, Junior Choca.

    A ação tem apoio também da Secretaria de Esportes e Lazer, que cedeu colchões para que os assistidos possam dormir, da Secretaria de Serviços, que cedeu funcionários, e ainda de Secretaria de Transportes e Defesa Social, uma vez que o trabalho de abordagem a essas pessoas será feito pela Guarda Civil Municipal, que convidará os moradores de rua a irem para a paróquia e, se eles concordarem, fará também a condução.

    A iniciativa dessa ação é da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vinhedo. A Paróquia São Francisco de Assis concordou em participar da ação, cedendo o local para que os moradores de rua sejam acolhidos e fornecendo também a alimentação para eles. A operação prossegue até o final do inverno.